15.8.07

Um olhar sobre a rotina

Depois de férias merecidas e bem aproveitadas, retorno à minha rotina de carros de corrida, ginástica, cozinha prática e trânsito. Parece desanimador, mas tenho aprendido que tudo na vida depende de nossos olhos.

Incrementar a rotina sem inventar mais trabalho não é tarefa simples, mas criar certos hábitos pode ajudar. Você quer ter ervas frescas em um cantinho da casa? Bom, precisará regá-las (pelo menos). Comprar um regador que comporte a quantidade necessária para molhar todas de uma só vez é meio caminho andado. Pela manhã, quando estiver com a xícara de café na mão olhando para o nada pela janela (como numa propaganda de margarina) aproveite para regar seu jardinzinho.

Quer deixar a casa perfumada sem ter que apelar para aqueles produtos que espirram um cheiro de desinfetante, ou perfume barato, de meia em meia hora? Compre flores. Os lírios, quando abertos, exalam um perfume sedutor, que te faz dar uma paradinha só pra cheirar mais de perto. Fora o visual. As plantas são enfeites naturais que alegram e dão charme a qualquer ambiente.

Pode parecer pouco para dar um estímulo a mais no seu dia-a-dia, mas espera até você colher o primeiro galho de alecrim para temperar aquele bifinho básico que está fazendo para o jantar. Só de mexer no jardim de ervas você será incitado com os aromas que saem de cada pé plantado com suas próprias mãos.

As flores também fazem diferença para o humor diário. Não precisa ser nada grandioso, nenhum buquê. Basta uma garrafa velha de água, ou azeite, bem bonitinha, com um botão de gérbera para enfeitar a mesa. No café da manhã, ou no jantar tardio, elas sempre trazem uma graça a mais.

Para quem mora sozinho, é ainda mais importante esse tipo de mimo, que evita que a casa fique desleixada e as refeições existam só para matar a fome. Sou daquelas que acredita que nossa casa não é um hotel, onde vamos só para dormir e tomar um banho quente. Acredito mais no conceito de lar e faço o que for necessário para deixar o meu o mais aconchegante possível.

Abaixo segue uma receita que você pode usar nas três principais refeições do dia. É uma omelete bem leve e delicada, que acompanha bem tanto torradas com uma boa manteiga, quanto uma saladinha verde bem temperada.

Ingredientes:

-2 ovos por pessoa em temperatura ambiente
-4 cogumelos de Paris, para cada ovo
-Tomilho e sálvia
-1 col. (chá) de azeite
-Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

-Em uma vasilha bata os ovos temperados com sal, pimenta-do-reino e o tomilho
-Pique os cogumelos em lâminas finas
-Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio, com o azeite. Quando estiver bem quente, coloque as lâminas de champignon e as folhas de sálvia, tempere a gosto com sal e pimenta-do-reino. Mexa sempre para que fritem uniformemente e, quando dourarem, retire da frigideira
-Coloque as lâminas em cima do papel-toalha, para absorver o excesso de gordura;
-Elimine o excesso de óleo da frigideira e coloque-a no fogo médio, quando ela estiver novamente bem quente, despeje os ovos batidos de uma só vez;
-Com a mesma espátula, junte o ovo coagulado no meio da frigideira, deixando, assim, espaço para o ovo líquido. Faça esse movimento sem parar, até chegar ao ponto que deseja, mas atente para que a omelete não seque, é importante deixá-la molhadinha
-Quando estiver no ponto desejado, coloque no meio os champignons e a sálvia, e dobre ao meio, formando uma meia lua.

Nenhum comentário: