31.7.07

Um pulo em Minas Gerais

Eu adoro Minas Gerais! É um estado gostoso, aconchegante, acolhedor!! Pra mim, pensar em Minas é pensar em vida boa, em vida como ela deve ser vivida.

É verdade, eu posso estar idealizando, já que só passei por lá de férias. Mas eu não me importo. Quero continuar tendo essa sensação de que Minas sempre estará lá para quando eu quiser sossego, pra quando eu quiser ficar comigo mesma.

Pra quem não conhece Minas, uma boa oportunidade aparece agora, com o Festival Internacional de Cultura e Gastronomia de Tiradentes. Uma cidadezinha linda, que parece ter saído de um livro de contos de fada, toda pintadinha, com obras de arte e artesanato por todo canto, com cavalos andando pela rua e pessoas de bem com a vida vendo o tempo passar.

O festival acontece entre os dias 17 e 26 de agosto e o tema deste ano é "A História da Gastronomia". A cozinha catalã será homenageada e uma mistura com a comida mineira inevitável.

Além dos restaurantes e hotéis que estarão servindo jantares especiais, os melhores bares de Belo Horizonte estarão na cidade. O Largo das Forras receberá os estabelecimentos vencedores do festival realizado na capital mineira, levando seus pratos escolhidos no "Comida di Buteco".

Para aqueles que não poderão ir, ou para aqueles que já querem entrar no clima de Minas, segue uma receitinha de frango com quiabo, feita no restaurante Dona Lucinha.

Frango com quiabo

Ingredientes:
- 1 col. (sopa) de óleo de urucum
- 1 col. (sopa) de alho picado(s)
- quanto baste de sal
- ½ xíc. de suco de limão
- 2 cebolas
- 300 gr. de quiabo jovem
- 1 kg de pedaços de frango
- 1 talo de salsinha picada
- 1 talo de cebolinha verde picado
- 1 folha de louro
- 1 xíc. (chá) de banha (ou azeite)
- quanto baste de água

Modo de preparo:
Lave o frango, corte nas juntas e afervente levemente com água e limão. Escorra, lave e reserve.
Em uma panela, aqueça a banha, o sal com alho, deixe alourar; junte o frango, deixe fritar levemente, escorra o excesso de gordura, acrescente o urucum, misture bem. Pingue água aos poucos, deixe suar e junte a salsinha e a cebolinha verde, as cebolas inteiras, o louro, tampe para manter um bom caldo. Acerte o tempero e mantenha tampado para cozinhar bem.

À parte, lave e seque os quiabos novos e tenros. Retire as pontas e os pés, pique em rodelas e agregue ao frango. Não mexa. Tampe por alguns minutos. Verifique se os quiabos estão macios. Retire do fogo e sirva com arroz, angu e couve.

Nenhum comentário: