31.8.07

Finger food

O finger food agora é moda e parece ter chegado para ficar um bom tempo. A comida, servida aos bocados, ganhou ares de requinte e virou cozinha descolada, de gente moderna. É como se o coquetel deixasse de ser careta, já que costumava ser visto como comida corporativa.

Muitos dos buffets responsáveis por eventos sociais e empresariais no Brasil já se adaptaram à nova moda e adotaram o finger food como carro chefe. Eles são capazes de realizar um jantar inteiro com cumbuquinhas, permitindo que as pessoas comam em pé, sem o uso de uma faca.

A moda se espalhou há alguns anos, impulsionada pelo sucesso de Ferran Adrià, que começou a se destacar no cenário internacional com suas criações inovadoras. Os privilegiados que degustam um menu em seu restaurante, o El Bulli, são servidos com inúmeros pequenos pratos, todos eles em louças criadas para potencializar o efeito da comida.

Muito popular em festas, o finger food tem como característica recipientes que facilitam o ato de comer com as mãos de forma civilizada. Ao invés do guardanapo, que limita o tipo de comida a ser servida, usa-se agora cumbucas, xícaras e até colheres, possibilitando que pratos mais "molhados" sejam comidos sem talheres.

Esses recipientes são um trunfo não apenas para diversificar o cardápio, mas também o visual de uma festa. Dependendo do designe escolhido, é o clima que o evento terá, servindo, inclusive, como decoração.

Promover sozinho em casa uma festa "tipo finger food" não é tarefa fácil. Nem todos os pratos podem ser feitos com antecedência e dificilmente você terá louça para atender a todos com a freqüência adequada. No entanto, é possível se inspirar na nova moda para diversificar um pouco o visual das suas festas.

Em uma reunião informal, é possível preparar minihamburguers , que dispostos de forma linear em um recipiente raso e colorido enchem os olhos e a boca de vontade.

Segue uma receita de hambuguer de peru, carne pouco usada pelos brasileiros.

Ingredientes:

- 2 fatias de pão de forma
- 30g de carne de peru moída
- 55g de queijo cheddar ralado
- ½ cebola picada finamente
- sal e pimenta
- alface, tomate, ketchup, mostarda
- 1col. (sopa) de azeite
- Mini pão de hambuguer (hoje é possível encontrá-los coloridos também)


Modo de preparo:

- Em um processador transforme o pão de forma em uma farinha
- Em uma travessa junte a farinha, o peru, o queijo e a cebola. Tempere com sal e pimenta e misture tudo muito bem.
- Use uma concha de sorvete para pegar a massa, que ficará redondinha. Depois é só achatá-la com as mãos para formar o hambuguer.
- Esquente o azeite em uma frigideira antiaderente e refogue os minihamburguers até cozinharem por completo
- Monte os lanches com os pães, alface, tomate, ketchup e mostarda, ou qualquer outro ingrediente que te apeteça

Nenhum comentário: