22.8.07

É da estação

No Brasil, as estações do ano não são tão claras quanto em alguns outros lugares do mundo. Agora, por exemplo, estamos no inverno, mas podemos encontrar lindas árvores com flores bastante coloridas espalhadas por aí.

Já nos Estados Unidos, ou na Europa, as pessoas costumam comemorar bastante a primavera e o verão. A aparência das cidades muda radicalmente e o homem se assemelha muito ao animal, saindo de sua toca e indo para o sol, para "lagartear".

Talvez por esse motivo não é muito comum ver donas de casa nos mercados daqui procurando frutas e legumes da estação. Elas os acabam comprando porque invariavelmente o preço é menor e os produtos são melhores, mas nem sempre têm consciência disso.

Lembrei do assunto porque na edição desta quarta-feira do New York Times tem uma matéria-exaltação ao tomate de verão. A repórter, Melissa Clark, fala da suculência, fragrância, cor e abundância dos tomates no verão.

Com uma sacola dos vermelinhos em casa, ela começa a elencar suas receitas favoritas com a fruta. Isso me fez lembrar de uma entrada que sempre faz bastante sucesso, a bruschetta de tomate. Além de dar um prato lindo, elas são deliciosas e dão uma bela início para um jantarzinho mediterrâneo, ou para um coquetel mais simples.

É preciso um mínimo de paciência para montá-las, mas as operações são extremamente simples. Um charme adicional fica por conta de pequenas folhas de manjericão, que são colocadas no topo da pilha de tomates. Fica lindo em uma travessa colorida.

Segue a minha receita, que não tem medidas, só ingredientes. Ela fica muito mais gostosa quando o pão está aquecido, mas o tomate firme e frio.

Ingredientes

- baguete de pão italiano de boa qualidade o quanto baste
- tomate suficiente para cobrir todo o pão
- sal grosso
- pimenta-do-reino
- uma folha pequena de manjericão para cada bruschetta
- alho
- azeite

Modo de Preparo:

- Corte o pão italiano em fatias
- Esfregue um dente de alho em cada uma e as pincele com azeite. Leve ao forno para amornar
- Pique o tomate em cubos pequenos
- Pique o alho bem miudinho (o alho vai muito de gosto, mas dá um charme todo especial)
- Tempere os tomates com o alho picadinho, o sal grosso moído na hora e a pimenta, também moída na hora
- Regue a mistura com um bom azeite
- Prove a mistura e acerte o tempero que precisar
- Quando as fatias de pão estiverem mornas, retire-as do forno
- Coloque um pouco do tomate em cada fatia e complete com uma folha de manjericão. Muito charmoso!

Nenhum comentário: