15.7.07

Pra quando a vida apertar

Tem épocas na vida nas quais nós temos que dar prioridade ao trabalho. Não tem jeito, se você está construindo uma carreira, vez ou outra isso acontecerá. Você passará 12h, ou mais, dentro do escritório, chegará em casa exausto e só querendo banho e cama.

Pra mim, é e sempre foi importante não resumir minha vida a trabalho e casa. Sair para espairecer é tão importante quanto ter uma boa noite de sono, porque você não descansa a cabeça dormindo, mas sim mudando o foco de atenção.

Com a cabeça razoavelmente descansada, você pode se esforçar um pouquinho e comer direito. Se não dá tempo de tomar café da manhã em casa, leve para o trabalho e tome lá, na frente do computador mesmo. Se não pode sair para almoçar, peça comida, ou leve de casa. Mas uma boa alimentação te dará a energia necessária para manter a máquina funcionando.

A dica do chocolate quente de manhã eu já dei aqui. Ele pode ser um bom incentivo pra você se mexer um pouquinho e ficar desperto. Agora, se você é daqueles que logo cedo precisa de um café mesmo, pra variar e dar mais graça a essa “vida dura” acrescente uma semente de cardamomo... o gostinho é interessante.

Mas e à noite? O que podemos fazer que vai nos dar um estímulo a mais, que é interessante o suficiente pra transformar um jantar cansado em uma refeição agradável para fechar o dia? Minha sugestão é uma salada vietnamita. Tudo bem que estamos no inverno e tudo que é jornal, guia e site de culinária está investindo em matérias sobre fondues, sopas e afins, mas que inverno é esse que atinge os 24ºC?

Essa receita eu peguei no programa da Nigella Lawson, que estava justamente no capítulo do que ela chama de comida saudável, pra quando você sente que precisa dar uma ajudinha para o seu corpo se manter funcionando.

Os ingredientes podem ser um pouco chatos de achar se você não está acostumado com comida oriental, mas aqui mesmo no Con gusto você encontra várias dicas de lugares para comprar o que você não encontrar no supermercado.

Salada Vietnamita

Ingredientes
- vagem ou ervilha torta
- broto de feijão
- 1 col (sopa) de gengibre ralado
- 1 dente de alho ralado
- 1 chilli vermelho sem semente picadinho
- suco de 1/2 limão grande
- 2 col (sopa) de fish sauce
- 2 col (sopa) de água
- 1 col (sopa) de açúcar
- 1 1/2 xícara de óleo vegetal
- 1 col (sopa) de óleo de gergelim
- macarrão de arroz
- 1 punhado de coentro
- camarão rosa cozido (cozinhe no vapor e ele mantém mais o sabor)
Defina a quantidade de vagem e broto baseada na quantidade de pessoas. O camarão para 6 pessoas deve ter uns 300g.

Modo de preparo
- Misture todos os ingredientes do molho.
- Escalde a vagem ou a cozinhe no vapor, para não perder a cor.
- Deixei o macarrão de molho em água quente por uns 5 minutos ou até amaciar.
- Junte todos os ingredientes exceto o camarão. Derrame o molho aos poucos, misturando com a mão. Coloque os camarões por cima, molhe-os com um pouco de molho.

Nenhum comentário: