2.7.07

Livrarias que te quero bem

Um dos meus programas preferidos no domingo à noite, num fim de tarde chuvoso, ou de preguiça é ficar numa livraria. Claro que a minha seção preferida é a de gastronomia e eu já estou ficando expert sobre as melhores lojas.

Hoje, muitas livrarias -e pude ver outro dia lojas de roupas e sapatos também- têm cafés para atender seus clientes. Você pode pegar o seu livro, revista, o que for, e folheá-lo enquanto saboreia uma bebida e até comidinhas. Nada melhor que comprar um livro tendo a certeza de que ele vai te interessar.

Para os livros de gastronomia isso é especialmente valioso. Muitas vezes você olha a capa de um livro estrangeiro, principalmente, e se empolga, mas ao ler suas receitas, ingredientes e modos de preparo, percebe que não é para você. Não adianta você pegar um livro de sobremesa que tem muitas receitas com ruibarbo, que não vai conseguir encontrá-lo facilmente no Brasil.

Uma das minhas livrarias prediletas é a Cultura. Lá você encontra de tudo e tem total liberdade para pegar vários livros de uma vez, sentar num canto e ficar horas lendo. A nova Cultura tem, inclusive, vários pufs para as pessoas ficarem deitadas curtindo.

Eu costumava ir muito à unidade do shopping Villa Lobos. Pegava, sem brincadeira, uns 15 livros por vez, sentava num banco próximo e ficava horas. Hoje vou mais àquela do shopping Market Place. A seção de gastronomia mudou recentemente de local, está mais no canto, é mais tranqüilo.

A da Paulista também é legal, mas ainda está muito movimentada para o meu gosto, talvez por ser novidade.

Uma livraria que tem me surpreendido é a Saraiva. Não gostava muito dela, mas sua seção de gastronomia só cresce, com títulos bastante variados, importados e nacionais. Os preços estão dentro do esperado, sendo que algumas vezes as promoções surpreendem. Vale a pena uma visita. Eu costumo ir à do shopping Morumbi, onde hoje tem uma Starbucks anexa (cara, é verdade, mas gostosinha).

A Fnac é bem ruinzinha, pra ser sincera. A seção de gastronomia parece que fica cada vez menor, sempre com os mesmos títulos, e com preços meio caros. Mas, pra ser sincera, faz um tempo que não passo por lá... vai que mudou?

A notícia triste é o fim da Mille Foglie, uma livraria especializada em livros de gastronomia que fica nos Jardins. Lá você encontra de tudo, até o El Bulli eles têm. Os preços são um pouco salgados para algumas coisas, as mais raras, mas as demais ficam dentro do mercado.

Neste mês eles estão com uma promoção de 30% de desconto porque a livraria vai fechar. Eu não sei o motivo, mas tinha uma coisa lá que me incomodava demais, e acho que pode ter incomodado, e afastado, muitos clientes. Para você entrar era preciso tocar a campainha. Você era atendido e ficava bem à vontade no espaço, mas como ele frequentemente estava vazio, era muito estranho ter só você e as vendedoras lá. O prédio é lindo, a decoração impecável, mas tinha esse detalhe. Espero que um dia sua dona possa abri-la novamente.

Livrarias menores, que ainda não são shoppings de livros e afins, valem mais a pena pelo clima gostoso e aconchegante. A Livraria da Vila, na Lorena, por exemplo, é pequena, não tem centenas de livros de gastronomia, mas tem uns títulos interessantes. O mais gostoso é você ir ao andar superior, no Il Barista, degustar um bom café. Tenho uma reclamação de lá, no entanto. A localização da seção de gastronomia é péssima. Ela fica no intervalo da escada que leva o subsolo ao térreo e andar superior. Sempre tem alguém passando e atrapalhando. Você não consegue ficar tranqüilo um só instante. E quem vai olhar livros de gastronomia, tem que ter tranqüilidade. Fica meu protesto.

Um outro lugar legal para ir é a Livraria Sobrado, que fica na Avenida Moema. A loja é mesmo um sobrado, com chão de taco e tudo, como numa residência. É super aconchegante, linda, "cool". A seção de gastronomia é boa, acho que não fica atrás da Fnac, e tem um café bem gostosinho, com sofás e poltronas pra curtir. A única parte ruim é não funcionar aos domingos.

Infelizmente não conheço nenhuma livraria pequenina, de bairro, ou até mesmo um sebo com bons títulos de gastronomia. Aceito, inclusive, sugestões.

Nenhum comentário: