23.7.07

Caldo, o essencial

Certa vez eu dei uma receita aqui de uma sopa de milho da Kylie Kwong. Eu continuo achando que ela é uma das melhores que já provei, com sabores complexos e ainda assim complementares. Na minha opinião, para uma sopa assim dar certo, no entanto, é extremamente importante que o caldo usado seja "de verdade", e não uma simples água com um cubinho de caldo Knorr dissolvido.

Posso ser taxada de chata, fresca, o que for, mas não curto usar nenhum tempero que é comprado pronto. Desde cubinhos de "caldo de galinha", a tempero de miojo, cubos de sal para dar um "tok", ou aqueles que dizem ter um sabor caseiro. Dê uma olhada nos ingredientes, eu não achei nada "caseiro": sal, gordura vegetal, farinha de milho desgerminada, cebola, noz-moscada, extrato oleoso de urucum, salsa, extrato de carne e amidomodificado.

Se você fizer um caldo para uma sopa, por exemplo, usando água e uma dessas misturas artificiais, é assim que a sua comida será sentida, com sabor artificial, de mentira. É tão simples fazer um caldo leve de galinha, de legumes e até de carne, que não vale a pena desandar assim uma boa receita.

Recorrendo mais uma vez à Kylie Kwong, trago uma receita de caldo de galinha claro. Ele vai render uns 3 litros de caldo. Você pode congelar e sempre recorrer a ele quando for fazer um risoto, um molho e, claro uma sopinha para o inverno.

Uma dica para quando você não tem caldo congelado, ou tempo para preparar um, é refogar e depois cozinhar alguns legumes e ervas até que estejam bem moles, e usar essa água no lugar do caldo. Além de ser bem mais gostoso que aqueles temperos em cubinhos, é mais saudável. Aliás, você nem deveria comprar essas misturas. Eu costumo usar cenoura, gengibre, salsa, manjericão e salsão neste caso.

Caldo claro de galinha

Ingredientes
- 1 frango de aproximadamente 1.5 kg
- 4 litros de água fria
- 5 cebolas picadas
- 1 alho porró médio, lavado e picado
- 1 cenoura media, lavada e picada
- 2 talos pequenos de salsão, picados
- 8 folhas de louro
- 1/4 de maço de salsinha, picada grosseiramente
- 75 g de cabeças de alho, cortadas ao meio
- 1 col. (sopa) de grãos de pimenta branca
- 1 col. (sopa) de sal

Modo de Preparo
- Lave o frango e tire dele qualquer excesso de gordura, de dentro e fora de sua cavidade. Corte o frango em pedaços e o acomode em uma panela grande juntamente com os demais ingredientes. Leve à fervura, reduza o fogo e cozinhe lentamente, tirando com uma colher qualquer impureza e espuma que se forme na superfície.

O ideal é deixar cozinhando umas duas horas. Depois disso retire a panela do fogo, passe o caldo por uma peneira para restar apenas a água. Acomode o líquido em refratários que vão ao freezer e congele por uns três meses.

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei a dica de caldo de legumes! Obrigada!