29.6.07

Comidas de mamãe

Meu nome é Bianca e eu tenho uma amiga grávida. Uma não, na verdade são várias. Isso é meio apavorante porque indica, de uma certa maneira, que a minha vez vai chegar.

É engraçado como temos fases na vida. Tem o período do vestibular. Bum! Todo mundo ta prestando. Aí tem o período das formaturas. Depois dos casamentos... agora eu estou na fase da gravidez. Daqui a pouco teremos vários pequeninos chorando nos “dinner party”.

Enquanto os enjôos, inchaços e alterações de humor são por conta dessas minhas amigas, eu estou curtindo a situação – devo confessar que cheguei a pirar com esse surto de mulheres grávidas ao meu redor, mas já passou.

To curtindo tanto que prometi para uma dessas minhas amigas, que por sinal está ficando mais velha hoje, que escreveria um post para ela com uma receitinha de mamãe. Há tempos venho namorando um livro que parece delicioso pela capa, e que no recheio trás algumas receitas interessantes, é o “Receitas para a futura mamãe”.

Ontem fui a uma livraria em busca dele e me surpreendi com a quantidade de livros para grávidas que encontrei. Tem livro para grávidas vegetarianas, para uma gravidez toda orgânica, sucos para grávidas e, claro, para uma futura mamãe “normal”. São muitas opções, e a maioria é tentadora inclusive para aqueles que não estão grávidos.

Escolhi a receita que passaria para minha amiga mamãe com uma coluna que li recentemente em mente. Nela a escritora falava do desenvolvimento do paladar e de como é importante estimulá-lo com freqüência. Lembrei também de uma das histórias que meu sogro contou outro dia, sobre um rapaz que sempre come a mesma coisa nos almoços que eles fazem juntos. Nunca prova nada novo, nunca se arrisca. Vida triste.

Mas a informação que mais me influenciou nessa coluna foi a de que o bebê, desde o útero, sentiria os estímulos gustativos da mãe. Para isso, porém, seria importante que a grávida incitasse seu paladar, com gostos incomuns a ela.

A idéia ao escolher a receita que digo a seguir foi a de usar dois ingredientes que os brasileiros já estão acostumados, mas nunca juntos, e daí viria o estímulo. Segue, portanto, uma idéia nova de prato para as mamães, em especial para a mamãe aniversariante.


Lentilha com gengibre

Ingredientes:
- 400 g de lentilha
- 1 maço de coentro picadinho
- um pedaço de 2 cm de gengibre ralado
- 4 col. (sopa) de azeite
- 2 col. (sopa) de vinagre
- sal & pimenta

Modo de preparo:
- Cozinhe as lentilhas com água e sal até ficarem moles, mas não desmanchando
- Prepare o molho misturando todos os outros ingredientes
- Regue a lentilha com o molho e aproveite
- Lentilha combina bem com linguiças, se quiser um acompanhamento

Nenhum comentário: