4.7.07

Para os naturebas

Tenho uma amiga, daquelas amigas do peito, que deve ter acessado o blog uma única vez, por obrigação. Mas como ela é amiga mesmo, daquelas "pau pra toda obra", achei que merecia um post, mesmo que não o leia. Ela, vira e mexe, tem problemas no fígado, e aí fica sem comer determinadas coisas, para melhorar. Uma dessas coisas é o açúcar. Nada de doces.

Maníaca por muffins que estou, eu fiz ontem uma receita bem natureba, daquelas que você acha que não vai dar certo. Você olha com desconfiança para os ingredientes, enquanto prepara não coloca fé na massa e, quando está assando, vai de 5 em 5 minutos olhar o forno para ver se eles estão crescendo. E não é que estavam?!

A receita é de um livro novo que estou lendo, o "Purely Golden Door", de um spa australiano, na Golden Coast. Lá eles tentam manter a saúde através da alimentação, de exercícios e do descanso. Evitam óleo, farinhas brancas, açúcar branco e tudo aquilo que a gente acha gostoso e imagina que não dá para viver sem.

As receitas, devo admitir, são tentadoras. Até agora só fiz o muffin e achei que vale a pena. É claro que fiz algumas adaptações, especialmente porque nossas frutas são um pouco diferentes e porque eu não tinha farinha integral em casa. Você pode fazer as suas e arriscar. Saudável você sabe que estará.

Segue a receita para essa minha amiga, que vai precisar.

Muffin de maçã, nozes e maple syrup

Ingredientes:
- 2 maçãs descascadas e picadas miudinhas
-2 bananas bem maduras e picadinhas
- 85g de tâmaras secas picadas
-125ml de maple syrup
- 3 col. de nozes picadas
- 2 e ½ xíc. de farinha integral (eu usei a farinha branca mesmo)
- 1 col. (chá) de bicarbonato de sódio
- 1 col. (chá) de canela em pó
- água o quanto baste

Modo de preparo:
Ligue o forno em 180ºC. Misture todos os ingredientes à mão. Depois que estiverem bem combinados, acrescente 1/3 de xícara de água. Misture. A massa não pode ficar muito molhada, só precisa virar uma massa mesmo. Se precisar acrescente mais água. Se ficar muito molhada, ponha mais farinha.

Distribuía por 12 forminhas de muffin e asse por uns 25 minutos. Os fornos são muito diferentes, então é bom dar uma olhada antes.

Um comentário:

samegui disse...

Adorei... meu primeiro livro de culinária em inglês foi The Muffin Baker Guide, de Bruce Koffler. Vários são sugar free e mesmo assim deliciosos, não é mesmo?