11.7.07

Comidinha para impressionar

Você está a fim de impressionar alguém através da comida? Vai receber uns amigos, ou quer fazer um jantar especial para a comemoração de aniversário do primeiro beijo do casal? Bom, eu tenho uma dica para começar bem -você só tem que continuar lendo.

Segunda-feira passada, feriado em São Paulo, milagrosamente eu estava em casa descansando -minha mãe vai ficar orgulhosa de mim. Resolvi ligar a televisão e topei com o programa do Alex Atala e da Flavia Quaresma e, como sempre, xinguei o tempo todo por ver tanto talento acumulado em apenas duas pessoas.

O tema do episódio eram produtos orgânicos. Primeiro a Flavia foi a um empório fazer as compras. Mostrou um ingrediente mais suculento que o outro e até uns produtos que você se pergunta: "Como é que ele pode NÃO ser orgânico". Camarão é um exemplo. Como um camarão não é orgânico?! Superada a crise, você volta a se concentrar e vai descobrindo algumas maravilhas que vão brotando das mãos dela.

Uma delas é o que hoje nós podemos chamar de finger food, aquele tipo de comidinha servida em coquetéis, como entradinhas, aperitivos. E esta é a minha dica para você, que tá a fim de impressionar com uma travessinha dessas pequenas e bonitas delícias.

A combinação não é novidade, camarão com manga, mas os temperos que ela usou para temperar o fruto do mar dão gosto e cor incomuns e estimulantes. Segue a receita. Minha dica é colocá-los em uma travessa baixa, se possível de cor escura, para contrastar com o laranja da comida. Só não os monte com muita antecedência porque as folhas de manjericão não agüentam muito tempo bonitas.

Pincho de Camarão com Manga da Flavia Quaresma

Ingredientes
- 20 camarões médios e limpos
- 1 col (sopa) de tandoori (ou curry)
- 1 col (sopa) de páprika picante
- 1 col (sopa) de azeite
- 1 manga tommy ou haden
- 20 folhinhas de manjericão
- 20 palitos (tem palito com detalhes na ponta que ficam mais bonitinhos)
- sal e pimenta do reino branca moída na hora a gosto

Modo de preparo
-Coloque os camarões limpos numa travessa e temperar com o Tandoori e a páprika. Cobrir com um plástico filme e deixar na geladeira por 30 minutos.
- Corte a manga em retângulos de 2x0,5cm. Separe as folhas de manjericão e coloque numa travessa com água gelada.
-Retire o camarão da geladeira e tempere com sal e pimenta do reino branca. Aqueça bem uma frigideira antiaderente com o azeite de oliva e refogue os camarões. Retire do fogo e deixar esfriar.
-Monte os pinchos de camarão colocando o retângulo de manga sobre a área central do camarão. Espete a folhinha de manjericão no palito e em seguida a manga e o camarão.

2 comentários:

Anônimo disse...

Bia, eu diria que o melhor dos finger foods é que você pode comê-los numa bocada só.

Malícias a parte.... Eu, super atrapalhada que sou, considero até gentil e fino você oferecer este tipo de comida aos condidados.

Falando da manga, por exemplo: as fibras não são fáceis de cortar com os dentes, o que aumenta as chances da comida cair na roupa, a pessoa ficar chateada e você, sem graça. Inevitável. Viva os finger e bite foods.

Obrigada pela receita, que vai pro caderninho!

Beijos,

Helo

Bianca Alves Costa Mecchi disse...

Eu também acho carinhoso você oferecer esse tipo de comida a convidados. Na verdade, quando vc recebe alguém para comer, acho delicado ter algo para a pessoa beliscar antes da refeição principal sair, evitando também de já "jogar" a pessoa na mesa assim que ela chega. É tão bom sentar para bater um papo beliscando e bebendo um aperitivo, não?

Obrigada pela visita! Adorei.
Beijão
Bia