21.12.06

Comece com sabor

Chega o final do ano e nós ficamos muito cansados. A correria aumenta porque todo mundo quer se encontrar, porque temos que comprar presentes, porque os projetos têm que ser finalizados até o último dia de dezembro, por isso e aquilo. Cada um tem o seu motivo.

Mas aí chega o reveillon e parece que um peso sai dos ombros. A sensação é que há uma renovação na noite de 31 de dezembro para 1º de janeiro. Afinal de contas, o ano já acabou, os problemas que ele trouxe podem ficar para traz e nós podemos nos preocupar com novos casos. Pode ser só sensação, mas podemos aproveitar e usufruir dela, mesmo que apenas por uma noite.

Se você é um daqueles que não se sentem assim, que acham que a vidinha vai continuar a mesma, que não é uma noite de comemoração que vai fazer diferença, então afogue as mágoas. Aproveite essa receitinha de suco de romã para atrair dinheiro (tá bom, não vai atrair nada, mas é gostoso!) e essa de saladinha de camarão que ao menos você vai começar bem mais um round.

Suco de romã

Ingredientes:
- 2 litros de água
- ½ xíc de mel
- 2 pedaços de canela em pau
- 3 cravos-da-índia
- 20 romãs maduras


Modo de preparo:


Faça um chá com a água, o mel, a canela e o cravo. Coloque tudo junto em uma penal, ferva por uns 2 minutinhos e, depois de esfriar, leve à geladeira.

Lave as romãs e role-as sobre uma superfície com um pouco de força como se faz com o limão, para quebrar suas fibras e ele soltar mais suco. Abra a romã e bata em seu fundo com uma colher de pau para que saiam os carocinhos. Descarte a parte branca (ela é amarga).

Coloque essas sementes em um pano de prato limpo e pressione-as para tirar o máximo de suco possível. Junte o líquido ao chá gelado, misture e sirva com gelo picado.


Salada de camarão


Ingredientes:
- 50 camarões grandes e limpos
- 2/3 xíc. de azeire
- 750 ml de vinho branco seco
- 1 buquê de ervas (1 folha de louro, ramos de salsinha, manjericão, tomilho, folhas e talos de salsão)
- 18 laranjas-baía
- 1 col de gengibre ralado
- 6 mexericas
- ½ xíc de folha de manjericão
- ½ xíc de folha de hortelã
- 18 xíc de folhas verdes variadas (alface, agrião, rúcula, almeirão etc)
- sal e pimenta-do-reino

Modo de preparo:

Limpe os camarões, coloque-os em uma travessa com sal e azeite suficiente para besuntar todos. Misture bem.

Aqueça em uma panela o vinho, o buquê de ervas e água suficiente para criar vapor. Na boca da panela vai um utensílio para se cozinhar no vapor. Espalhe o camarão nele e, por partes, vá cozinhando os 50 (quando ele estiver pronto deverá mudar de cor. Isso deve levar uns 5 minutos).

Depois de cozidos, coloque-os em uma travessa, cubra-a com filme plástico e leva a geladeira por, no máximo, 1 noite.

Para fazer o molho, esprema 12 laranjas, passe seu suco por uma peneira e leve a uma panela. Deixe ferver até reduzir a aproximadamente 4 col. Ficará um xarope grosso. Acrescente a ele o sal, pimenta e gengibre. Coloque o restante do azeite, e, se precisar, coloque açúcar para corrigir a acidez.

Descasque as mexericas e o restante das laranjas (separe os gomos sem a parte branca). Guarde na geladeira cobertas com um filme plástico.

Somente na hora de servir misture o camarão, os gomos, o manjericão, a hortelã e o molho, acerte o sal e a pimenta e ponha sobre a cama formada pelas folhas verdes.

Nenhum comentário: