21.12.06

Receita de Natal


Existe época mais chata que final de ano? Acabou o clima natalino, as pessoas já não se emocionam mais com o sentido do natal, com a virada do ano, início de uma nova fase para muitos. A gente só corre para comprar os presentes, para comparecer a amigo-secreto, reunião de amigos da escola, do trabalho, do prédio, etc, etc, etc.

Você passa o ano inteiro trabalhando ao lado do cara sem se importar se ele está doente, se terminou com a namorada, se está cansado e naquele dia queria com todas as forças estar em casa, mas porque chegou o final de ano você TEM que sair com ele para comemorar. Eu detesto essas coisas, elas me deixam assim, ranzinza.

MAS, um amigo trouxe de volta, pra mim, o espírito que eu gosto de ter no final do ano. Hoje cheguei para trabalhar e fui recebida por uma cartinha escrita com muito carinho, uma declaração de amor, e isso me encheu o coração. A diferença dos casos que comentei é que nós somos amigos o ano inteiro e procuramos zelar um pelo outro sempre, mas o final do ano inspira um algo a mais. O toque dele foi a carta, o meu é uma guloseima, o seu pode ser um abraço e o do fulano um passeio no parque. Mas não adianta fazer isso SÓ no final do ano, faça sempre, e nessa época incremente um pouquinho.

Pra minha ceia de Natal eu quero uma coisa diferente, então resolvi fazer uma terrine de campagne e compota de laranja. Segue a receita do livro Cozinhando para Amigos (fantástico):

Ingredientes para a terrine:

- 250g de lingüiça suína fresca
- 1 kg de pernil de vitelo ou suíno em cubo médio e bem limpo (ou se preferir patinho ou coxão mole)
- 1 cebola grande picada
- 2 dentes de alho picadinhos
- 6 folhas de louro
- 4 ramos de tomilho
- 2 ramos de alecrim
- ½ col. (chá) de canela em pó
- 1 pitada de cravo-da-índia em pó
- ½ xíc. de conhaque
- 1 xíc. de vinho tinto
- 200g de presunto cru em fatias
- 3 ovos
- 2 xíc. de pão de forma branco sem casca e esmigalhado
- 2 – col. (sopa) de mostarda dijon
- 1 col. (sopa) de sal (aproximadamente)
- ½ xíc. de pistache sem casaca torrado
- pimenta-do-reino

Ingredientes para a compota de laranja:

- 2 laranjas médias
- ½ xíc. de vinagre de vinho branco
- 2 xíc. de açúcar
- 1 canela em pau
- 2 cravos-da-índia

Modo de preparo:

Você precisa preparar a terrine com 2 dias de antecedência.

Tire a pele da lingüiça e coloque-a em uma travessa com o pernil, 1 folha de louro, cebola, alho, metade das folhas de tomilho e alecrim, canela, cravo, conhaque, vinho e pimenta. Misture tudo e cubra. Deixe na geladeira por no mínimo 3 horas e no máximo 12.

Coloque o forno para aquecer em 180ºC. Ferva uns 2 litros de água (você fará um banho-maria).

Forre com metade do presunto cru uma terrine grande.

Tire o louro da mistura de carne. Passe-a por um moedor de carne ou pelo processador (nesse caso use a tecla pulsar e não deixe que vire uma pasta homegênea). Em uma tigela coloque a carne, os ovos, o pão, metade da mostarda, o pistache, sal, um pouco de pimenta e misture bem.

Coloque a mistura na terrine e alise sem prensar.

Por cima coloque o restante da mostarda, o louro, tomilho e alecrim. Cubra com o presunto cru que sobrou, forre com papel alumínio.

Pegue uma forma grande e coloque nela a água fervida até chegar à metade da altura. Coloque lá a terrine e leve ao forno por mais ou menos 1h30. Complete com água sempre que secar.

Para ver se ela está pronta, coloque uma faca no centro da terrine e deixe uns 10 segundos. Se a faca sair quente, está ok.

Tire do forno, deixe esfriar e aí coloque na geladeira por pelo menos 12 horas ou até 3 dias.

Para a compota:

Na véspera, pelo menos, lave as laranjas, seque-as, corte-as em rodelas de 0,5 cm de espessura, com casca e tudo. Tire as sementes. Coloque tudo em uma panela média, cubra com água e aqueça. Após 30 minutos a partir da fervura, desligue o fogo. Descarte a água.

Em outra panela aqueça 1 litro de água, o vinagre, o açúcar, a canela e o cravo, mexa até dissolver tudo e deixer ferver por uns 5 minutos. Junte a laranja e cozinhe em fogo baixo por mais 30 minutos ou até ela amolecer.

Depois de esfriar transfira para um pote hermético e guarde na geladeira por até um mês. Sirva a terrine com a compota.

Nenhum comentário: