16.12.06

Uma estrela de Natal

Ontem fui a um daqueles jantares de Natal que sempre organizamos usando a data para rever os amigos. Foi no apartamento de uns colegas recém-casados que moram no ABC. Uma fofura o lar, cheio de referências ao Natal, com presépio e Bíblia aberta – uma coisa que hoje só encontramos na casa de (alguns) nossos pais.

Pois bem, depois de enfrentar um trânsito de 2 horas e morrendo de fome, chego ao meu destino. Os anfitriões estavam terminando de dar os toques finais na comida e alguns amigos estavam na cozinha conversando e tirando a atenção deles.

Uma delicadeza da dona da casa, que deveria ser apenas um gesto de carinho para com os demais, revelou a ignorância da nossa geração, criada em apartamentos comendo comidas congeladas de supermercado.

Um de nossos amigos viu o prato de arroz com legumes enfeitado com carambolas e soltou pra mim, que chegava naquele momento: “Olha só, ela até cortou a carambola em formato de estrela!”.

Tiramos sarro dele e continuamos a conversa, meio que sem querer acreditar. Mas era verdade, ele nunca tinha visto uma carambola in natura. Nunca. Como assim?! Eu comia carambolas no pé na chácara da minha amiga Roberta quando tinha meus 15 anos!!

A dona da casa o presenteou com uma carambola e o ensinou a “cortar em formato de estrela”. Uma pena. Ele merecia continuar achando que ela tinha tido o enorme trabalho de fazer aquelas estrelinhas douradas.....

Nenhum comentário: