4.1.07

Por uma carne mais saudável

Esses dias eu estava lendo um livro que acabou me tocando. Ele falava sobre frangos. Não foi novidade para mim saber que as galinhas que compramos em supermercados ou açougues comuns são criadas todas amontoadas (literalmente) em um galpão com luz artificial constante para que botem mais ovos. Nem que a alimentação delas é inadequada e voltada para a engorda, ou que recebem bastante medicamento para evitar doenças que seriam comuns num ambiente assim, onde elas ficam sobre suas próprias fezes –nas granjas é comum que o chão seja lavado com um produto esterilizante que machuca as patas das galinhas.

Nada disso era novidade pra mim, mas da forma como foi colocado, me chocou. Talvez pelo fato de eu ter percebido que todo esse medicamento, toda essa alimentação errada acaba no meu corpo, acaba sendo incorporado por mim. Ou talvez tenha me chocado por ter percebido que essa carne é insípida, que ela deixa para trás todo o sabor que se supõe que ela tenha.

Há, por exemplo, uma grande diferença no sabor da carne de caça (de verdade) e do mesmo animal criado em cativeiro. A carne do bicho que tinha em sua alimentação ervas e matos selvagens carrega consigo esses sabores. Já aquele criado em um criadouro, carrega consigo as lembranças de sua alimentação.

No caso dos frangos de granja, sua carcaça não carrega nada. As pobres aves são alimentadas com rações supervitaminadas e perdem em sabor quando chegam aos nossos pratos.

Não estou fazendo aqui uma apologia às carnes de caça, não quero que ninguém saia por aí caçando sua comida, mas podemos, sim, ter uma matéria-prima mais saborosa e mais saudável. Os alimentos orgânicos, que são cada vez mais comuns nos supermercados e nos restaurantes são uma boa alternativa. Os frangos criados soltos em fazendas seriam o meu ideal. Comendo milho ao invés de ração e botando ovos lindos, alaranjados e saborosos ao invés daqueles brancos e pálidos.

Vi na internet diversos sites de associações de produtos orgânicos, de feiras e de cursos sobre esses alimentos, mas a grande maioria só fala em vegetais. Estou em busca de carne orgânica, ou ao menos de galinha caipira para comprar. Seguem abaixo alguns links interessantes que encontrei. Mas fica aqui um pedido para que se alguém souber onde encontrar uma carne mais saudável e justa com os próprios animais, que me deixem um recado.

Portais:

Associação de Agricultura Orgânica

Portal Orgânico

Planeta Orgânico

Instituto Biodinâmico

Nenhum comentário: