19.6.07

Você tem uma receita para compartilhar?

Uma amiga me encaminhou uma daquelas correntes nas quais você manda uma receita para alguém e teoricamente recebe outras 20. A primeira coisa que pensei foi: “Onde vou encontrar 20 pessoas que tenham receitas interessantes para compartilhar e que não vão xingar a minha mãe quando receberem a tarefa?”.

Resolvi dar o primeiro passo, que era enviar para o primeiro nome da lista uma receita. Pronto. Essa é fácil. Tenho várias preferidas, poderia fazer um caderno delas e enviar para ele pelo correio.

O segundo passo foi doloroso, mas saiu. Aposto que 90% das pessoas não vão participar, mas selecionei amigos que têm a acrescentar. Uma delas tem família grega e faz umas receitas diferentes, com temperos pouco usados no Brasil e que dão um toque todo exótico aos pratos.

Outra é brasileira, de família japonesa e que mora nos Estados Unidos. Ela me contou que lá anda fazendo umas coisas gostosinhas e eu sei que tem mão boa para doces e bolos. Um outro amigo, que também é cunhado, já morou na Polônia e Hungria, adora cozinhar e vive trazendo novidades. E tem ainda a amiga preguiçosa, que vive querendo aprender a cozinhar, mas que confessa comer no shopping depois de suas aulas de flamenco. Ela faz charme, mas sei que tem seus segredos. E, como não poderia faltar, tem mamãe, que apesar de sempre dizer que não sabe cozinhar, tem uns pratos que só ela faz daquele jeitinho.

Dessa corrente espero aprender coisas novas, mas também passar as receitinhas que mais gosto. Aproveitando a onda, vou colocar uma aqui que testei há alguns meses e que fez sucesso.

Muffins de Caqui

Ingredientes:

-Polpa de 1 caqui grande (retire com colher)
-1 colher (sopa) de fermento em pó
-100 g de margarina (1 tablete)
-1 xícara de açúcar
-2 ovos
-1 1/2 xícara de farinha de trigo
-100 g de iogurte natural com mel (meio pote)
-1 pitada de sal
-1 colher (chá) de canela em pó
-1 colher (chá) de essência de baunilha
-1 colher (chá) de suco de limão
-2 colheres (sopa) de Bourbon (opcional, ou conhaque)

Modo de Preparo:

1. Pré-aqueça o forno a 200°C.
2. Em uma tigela média, misture o caqui amassado ao fermento em pó e reserve.
3. Em outra tigela ou na batedeira, bata a margarina e o açúcar até virar um creme. Acrescente os ovos e bata mais. Sem bater muito, vá adicionando a farinha, o sal, a canela, o iogurte, a baunilha, o suco de limão, e o bourbon. Por último, acrescente a mistura de caqui com o fermento e mexa delicadamente.
4. Unte uma forma para 12 muffins ou use forminhas de papel. Encha as forminhas até 2/3 da capacidade. Asse por 15 a 20 minutos ou até dourar.
5. Eles ficam bem molhadinhos

2 comentários:

aliluvi disse...

Que delícia, Bi!
Adorei o texto saboroso desse seu blog!
Beijos
Aline

Bianca Alves Costa Mecchi disse...

Obrigada linda!!! Volte sempre. Prometo um post sobre comidas de mamãe!
Beijocas
Bi