26.6.07

A primeira refeição

Eu acordo faminta. Louca para tomar café da manhã. Pão com manteiga na chapa, suco de laranja e café preto já me fazem feliz. Quando tem algo doce para acompanhar então... perfeito!

Conversando com uma amiga sobre ginástica e a falta que faz a prática de exercício, lembrei de uma época que vivi há alguns anos. Eu acordava muito cedo, umas 5h30, 6h da manhã, para nadar. Fazendo sol ou frio, lá estava eu, de maiô e touquinha.

Encontrava meu pai na academia. Ele numa piscina, eu na outra, cada um fazia a sua aula. De lá íamos para o alongamento e ríamos até, já que ele nunca conseguia se esticar o suficiente. E então a recompensa por todo o esforço, um café da manhã na melhor padaria da cidade.

Seguíamos direto para o balcão de lanches e invariavelmente eu pedia o queijo branco e quente, que eles temperavam direitinho. Ficava muito saboroso, com aqueles gostinhos já impregnados na chapa. Pra ajudar a descer, um suquinho de laranja. Saudades...

Hoje, continuo criando hábitos de café da manhã. Naqueles finais de semana nos quais não tenho que trabalhar, faço da primeira refeição do dia algo longo, caprichado. Se estou em casa, invento vitamina, panqueca, omelete, já cheguei até a acordar o marido com cheirinho de bolo recém assado.

Mas quando faltam ingredientes, ou bate aquela preguiça, apelamos para as padarias e afins. Uma delas fica na Av. Santo Amaro, a Tortula. O buffet de final de semana lá é caprichado, com muitos petit fours, diversos pães, frios, bolos, doces mais doces, sucos e café com leite, claro. Sai caro, mas vale a pena para alguém que, como eu, é capaz de ficar horas lá comendo.

A mais nova descoberta, no entanto, foi uma surpresa. O NYC NYC, uma lanchonete na Av. Berrini que atende aos esfomeados trabalhadores paulistanos todo dia na hora do almoço, também tem boas opções para se comer pela manhã.

Eu, claro, sempre peço o “big NYC”, ou algo que o valha. Você recebe uma baguete e pode escolher entre cream cheese, geléia e manteiga. Um waflle quentinho feito na hora que também pode receber diversas coberturas - como frutas vermelhas, chocolate e limão -, iogurte com mel e cereais, suco de laranja e uma bebida quente. O “Caramel” deles é gostoso e o “Moccha”, um capuccino abrasileirado que vem com chocolate além do café e leite, também.

O brownie, enorme, também é gostoso, mas poderia ser mais molhadinho. Já o cookie, igualmente grande, é mais crocante e “recheado”. Vale a visita, eu sempre volto lá.

Agora, se você se inspirou para fazer algo no conforto de sua casa, segue aqui uma receita de panqueca diferente, pra sair mesmo do comum.

Panquecas de queijo cottage

Ingredientes:

- 2 xíc. de morangos
- 2 e ½ col. (sopa) de açúcar
- ½ col. (sopa) de vinagre balsâmico
- 3 ovos separados
- 2 col. (chá) de essência de baunilha
- 1 xíc. de queijo cottage
- 1/3 xíc. de farinha de trigo

Modo de preparo:

- Pique os morangos já limpos e lavados, misture-os com ½ col. (sopa) de açúcar e com o vinagre balsâmico. Deixe reservado
- Misture em uma travessa as 3 gemas, o queijo cottage, o restante do açúcar, a essência de baunilha e a farinha
- Na batedeira, bata as claras em ponto de neve. Misture delicadamente com a mistura da farinha e queijo.
- Em uma frigideira antiaderente quente coloque conchas da massa e aqueça-a dos dois lados, até que fique firme.
- Sirva com a mistura dos morangos por cima

2 comentários:

Anônimo disse...

ai q bom q encontrei essa receita aqui! usa far trigo com ou sem fermento? ou pouco importa? obrigada!
(ayanelacerda@uol.com.br)

Bianca Alves Costa Mecchi disse...

Olá!
Você deve usar a farinha sem fermento mesmo.

Espero que goste do resultado.
Abraços,
Bianca