28.6.07

Ah! O inverno...


Com a chegada do inverno e a obrigatoriedade de trabalhar (bons tempos aqueles que tínhamos férias escolares!!) uma das coisas mais gostosas para ajudar a enfrentar o longo dia de trabalho é chegar à sua mesa com uma caneca quentinha de chocolate quente, mas o de verdade!

Tá certo que engorda, não tem como mentir, mas se você está em forma e o consumir com moderação, não enfrentará problemas. Assim como o cafezinho tão habitual aos brasileiros, o chocolate também tem cafeína, que é um estimulante, par perfeito para uma segunda-feira logo cedo.

Possuidor de substâncias químicas que viciam, como a anandamina, que estimula o cérebro produzindo uma sensação leve de bem estar, o chocolate também tem efeitos sobre a serotonina e dopamina, que regulam nosso humor. Eu não poderia pedir mais nada dele.

Uma boa dica para carregar a bebida, que provavelmente você fará em casa, e mantê-la quente são aquelas canecas térmicas. Hoje elas podem ser encontradas em lojas de utensílios para cozinha e até em bons supermercados. Uma dica é procurar nas lojas da Liberdade, que têm diversos modelos a bons preços.

Aqui deixo duas versões. Uma matinal e uma que pode ser feita à noite, para esquentar depois de um banho gostoso.

Chocolate quente matinal

Ingredientes:
- 1 xíc. de leite integral
- 1 pau de canela
- 1 col. (sopa) de mel
- 1 pitada de açúcar mascavo
- 1 col. (sopa) de essência de baunilha
- ½ barra de chocolate meio-amargo

Modo de Preparo:
- Aqueça todos os ingredientes, exceto o chocolate. Quando estiverem no ponto de fervura, abaixe bem o fogo e acrescente o chocolate. Mexa até dissolver. Retire a canela para beber.

Chocolate quente noturno

Ingredientes:
-Os mesmos ingredientes do chocolate quente matinal mais um gole de rum de boa qualidade

Modo de Preparo:
-Igual ao do chocolate quente matinal, mas você acrescenta o rum juntamente com a barra de chocolate.
-Agora, divirta-se!

Nenhum comentário: