22.6.07

Oliva

Ontem fui jantar num restaurante que se chama Oliva, bem pertinho da Berrini. Quem pensa que ali não tem vida à noite está enganado. Alguns poucos, mas bons, restaurantes ficam abertos depois que as empresas fecham. E este é um exemplo.

Pequeno, com clima de Toscana, tem no fundo do salão (dividido por paredes com janelas que imitam a fachada de uma casa) uma fonte de água, com aquele barulhinho gostoso. O atendimento é muito educado e você recebe vários “Boa noite, obrigado”, ao sair.

Na frente da casa, um pequeno jardim com mesinhas. Em uma noite com temperatura agradável, tomar um café ali, ou aperitivos, pode ser uma boa idéia.

A cozinha investe na culinária mediterrânea, com boa opção de massas e risotos. Uma das minhas dicas é justamente o risoto de camarão, talvez o mais gostoso do cardápio. Com tiras de presunto parma e ervilhas, tem um sabor complexo, mas sem confundir.

Já o risoto de aspargos, alho poro e abobrinha vem numa boa consistência, macio e cremoso, responsabilidade do queijo de cabra que está na receita. Apesar de o cardápio dizer que há um leve toque de limão siciliano, não o senti. O que, no entanto, não compromete o prato. Simples, sem grandes complexidades, cai muito bem para aqueles dias que você quer simplificar e dormir leve.

Outro prato que agrada é o salmão ao molho de mel de laranjeira e limão siciliano. O peixe vem no ponto certo e o molho é mais para o doce que salgado. O acompanhamento, um couscous de legumes, combina, apesar de não ser sensacional.

O couvert, a R$ 5 por pessoa, o que é um bom preço se comparado a muitos restaurantes da cidade, é bastante equilibrado. Composto por um pão macio bastante gostoso e salgadinho, pedaços de pão italiano e grisinis temperados, combina com dois patês (um com gostinho de molho tártaro e outro de berinjela muito suave), manteiga e azeitonas suculentas.

Para a sobremesa só não aconselho o tiramissú, que é bastante diferente do que esse doce deveria ser. Ao invés de macio, vem com pedacinhos que lembram a ricota e isso já é suficiente para estragar a experiência. O tortino de cioccolato agrada àqueles que gostam de chocolate, mas melhor é o Pescajus Catalán, um crepe com recheio de creme pâtisserie coberto com calda de chocolate e amêndoas laminadas.

No fim, o Oliva proporciona uma boa experiência, especialmente com os salgados. O ambiente te faz relaxar e esquecer que está na “boca” de um dos maiores centros comerciais da cidade, mostrando o lado diversão do Brooklin e te tirando do circuitozinho Jardins/Pinheiros/Vila Olímpia.


Serviço:
Rua Nova Independendia, 98 – Brooklin
Tel: (11) 5505-4755

Nenhum comentário: