20.6.07

Pra hora da preguiça

Nesta semana, graças a essa maravilha que é a internet, troquei algumas palavras com uma amiga que não devo ver há quase um ano. Ela me falava que aos sábados, após sua aula, se rende aos restaurantes por quilo da região. Comida é comida, você diria. Mas eu não concordo. Poucas coisas são mais prazerosas pra mim que usar um sábado e domingo para cozinhar algo especial, mesmo que rápido e pouco trabalhoso. Só o fato de você escolher e cuidar do que vai comer, sentar num ambiente agradável (sua casa deveria ser assim para você) e almoçar com calma, faz toda a diferença.

Hoje, a maioria desses chefs que têm programas na televisão difunde receitas fáceis e simples de preparar. A Nigella Lawson, por exemplo, costuma dizer uma frase que me anima: “Máximo prazer, com mínimo esforço”. E foi aí que pensei em dar uma luz a essa amiga.

Nessas horas de pressa, preguiça ou canseira, uma massa sempre é uma salvação. Difícil encontrar alguém que não goste de um bom macarrão e mais difícil ainda alguém que não seja capaz de prepará-lo. Nada de molho pronto de latinha, por favor, ou daquele pacotinho de tempero do miojo. Use produtos frescos e você não irá se arrepender.

Pra começar, uma boa massa sempre cozinha rápido. Depois de ferver a água, coloque a pasta escolhida na panela e você deverá tê-la pronta em uns 10 minutos. Não deixe passar do tempo para ela não ficar grudenta e muito mole. Prove de quando em quando pra não errar.

E para evitar aquele tradicional molho de tomate - que por sinal pode ficar fantástico com a fruta certa e a quantidade adequada de manjericão fresco -, você pode bolar na hora um molho de queijo. Que te parece? Uma lata de creme de leite, um pedaço de queijo gorgonzola e um pouco de manteiga podem resultar num penne al formaggio (só pra impressionar). Interessou? Então segue uma receita explicadinha pra não ter galho.


Macarrão com molho de gorgonzola

(para umas 4 pessoas como prato único)

Ingredientes:

- 500g de penne
- 30g de manteiga
- 1 lata de creme de leite ou 500 ml de creme de leite freco (melhor)
- 350g de gorgonzola (do bom, bem verdinho)
- Noz-moscada
-Queijo parmesão para polvilhar

Modo de preparo:

-Ferva água suficiente para cobrir os pennes. Coloque a massa na panela com sal e cozinhe até ficarem al dente (moles, mas com uma pequenina resistência).
-Enquanto eles cozinham, pegue uma panela larga, que pode ser baixa, e a esquente. Derreta nela a manteiga e depois despeje o creme de leite. Deixe que ele chegue quase a ferver.
-Neste ponto acrescente o gorgonzola despedaçado e misture até que ele dissolva. Rale um pouco de noz-moscada em cima.
- Voilà! O molho está pronto. Junte a massa cozida a ele e rale em cima o parmesão. Faz toda a diferença ser um queijo ralado na hora, no ralador grosso.

Divirta-se e bom apetite!

2 comentários:

Anônimo disse...

Adorei a receita, Bi. E você está convidadíssima para provar aqui em casa quando quiser. :)

Beijos e saudade

Bianca Alves Costa Mecchi disse...

Opa! Vou cobrar!
Obrigada, Bia!!
Beijão