21.6.07

Ah! A Berinjela!


Tem coisa mais bonita que a berinjela? Roxa, quase preta, ela tem a pele lisinha e firme, é gordinha numa das pontas e pescoçuda na outra. Quem foi o primeiro cidadão que teve a coragem de comê-la? Bendito seja!

Aqueles que nem chegam perto desta delícia, que me perdoem, mas hoje quero falar da berinjela!

Segundo alguns historiadores, no início ela era cultivada como planta ornamental na Índia, há cerca de quatro mil anos. Ela só teria chegado à Europa no século XIII através dos árabes na Espanha, que são grandes apreciadores do fruto.

No Brasil, a mais comum é a roxa mesmo, que se adapta bem ao clima tropical, mas ainda podemos encontrar em boas feiras e sacolões aquelas brancas, rajadas de roxo. Na Itália, existem ainda umas mais redondinhas, que chegam a parecer uma abóbora, só que na cor vermelho cereja. Há também aquela que é toda branca e umas que têm o formato de uma pimenta.

Além do gosto marcante, que pode combinar com inúmeros temperos graças à sua natureza de esponja, que absorve facilmente outros ingredientes, a berinjela também faz bem para a saúde. Alguns estudos revelaram que ela ajuda no controle do colesterol, da pressão sanguínea, também auxiliando com problemas de fígado e estômago.

À parte bizarrices como sucos de berinjela de manhã para emagrecer, inúmeros pratos podem ser criados com esta maravilha. Um muito tradicional da culinária grega é a musaka, uma lasanha de berinjela fantástica, que em São Paulo pode ser deliciada em sua plenitude no Acrópoles, no Bom Retiro. Outro é a caponata, feita muito bem pelos italianos do Bixiga, ou ainda um curry vegetariano da Índia.

Ontem eu resolvi me dar de presente uma massa com a bendita, que em casa só é apreciada por mim. Fiz às pressas, meio atrasada para a aula, e não é que ficou fantástica? Até tive que trazer um pouco para comer no trabalho, pra não ficar com muita saudade.

Segue então esta receita ótima, fácil e deliciosa para os que, como eu, ficam com a boca cheia d’água só de ouvir falar na berinjela.

Espagueti com molho de berinjela
(4 porções)

Ingredientes:

-300 g de espagueti
-125ml de azeite
-1 cebola bem picadinha
-3 dentes de alho esmagados
-400 g de berinjela picadas
-1 col. (sopa) de vinagre balsâmico
-2 tomates picados
-3 col. (sopa) de manjericão picado

Modo de preparo:

-Cozinhe a pasta al dente.
- Esquente 1 col. de azeite numa panela grande e refogue a cebola e o alho por uns 5 minutos ou até a cebola dourar. Mexa sempre para o alho não queimar. Retire da panela e reserve.
- Coloque metade do azeite restante na mesma panela, acrescente metade da berinjela e frite, mexendo sempre, até que ela fique escura. Retire e repita a operação com a outra metade da berinjela.
- Volte todos os ingredientes para a panela (a berinjela reservada e a cebola com o alho), acrescente o vinagre, o tomate e o manjericão. Refogue por mais uns 5 minutos, até que tudo esteja aquecido por igual. Apague o fogo, salgue conforme seu gosto e misture ao espagueti cozido.
- Bom apetite!

Um comentário:

Anônimo disse...

Por essas e outras que eu sempre digo que, se eu fosse um legume, eu me casaria com uma berinjela! Bjo, Cassi