24.1.07

Cinema discute gastronomia como arte


Como é óbvio, boa comida e prazer em cozinhar é uma coisa muito presente no meu dia a dia, mas o que não é tão claro aqui neste espaço é que o cinema ocupa uma parte quase do mesmo tamanho na minha vida. Eu leio e converso sobre cinema diariamente e aprendo cada vez mais sobre o assunto, mesmo que involuntariamente. Daí meu interesse por um evento que acontecerá em fevereiro, o Festival de Cinema de Berlim, na Alemanha.

O evento já está entrando em sua 57ª edição e, neste ano assim como em 2006 dedicará uma parte de sua programação para a gastronomia. Além de exibirem longas, curtas e documentários sobre o assunto, os organizadores também criaram um restaurante especialmente para a ocasião.

Neste espaço, alguns dos melhores chefes da Alemanha e diretores do movimento Slow Food darão palestras, participarão de debates e, claro, demonstrarão suas criações. Infelizmente, pra mim pelo menos, o acesso é bastante restrito. Somente os credenciados e portadores de convites poderão participar desses eventos.

Mas o mais importante é que a gastronomia será discutida como arte, e isso já transparece no discurso de Dieter Kosslick, diretor do festival. “A culinária existe para transformar ingredientes em pratos deliciosos, e para encantar as pessoas com sua arte – igual a diretores e atores com seus filmes.”

Todos os assuntos escolhidos para serem discutidos, bem como os pratos criados para serem degustados no restaurante foram norteados pela filosofia do slow food: bom, limpo e justo. A organização sem fins lucrativos, que foi fundada em 1989, apóia a produção sustentável, o comércio justo e os ingredientes mais saborosos, claro.

O responsável pela escolha dos temas foi Otto Geisel, presidente do Slow Food na Alemanha. Ele contará com o presidente mundial da organização, Carlo Petrini, que participará de alguns debates e palestras.

No último dia do evento, que vai de 11 a 16 de fevereiro, a discussão se voltará para refeições escolares. O filme “Fast Food Nation”, de Richard Linklater, que trata do assunto, será exibido, remetendo a um movimento recente na Inglaterra, iniciado pelo chef “super pop” Jamie Oliver que tentou revolucionar a merenda servida nas escolas públicas ao introduzir alimentos mais saudáveis.

Para os interessados, ingressos já começaram a ser vendidos. Pegue mais informações no site oficial do Festival de Berlim aqui.

Nenhum comentário: