8.1.07

De improviso para agradar


Ontem recebi uma amiga em casa para assistir a um filminho e pedir uma pizza. Inspirada por um livro que pego para ler vez ou outra durante a semana resolvi que faria alguma entradinha para beliscarmos enquanto a redonda não chegava.

Tinha que ser rápido e fácil, afinal de contas ela chegaria em uma hora. Lembrei de umas massas de lasanha e pastel que estavam na geladeira prestes a vencer e achei que talvez pudessem ser usadas para montar samosas (uns pasteizinhos indianos). Foi o que fiz. E não é que deu certo?

Pinceladas com uma boa dose de gema de ovo e com um recheio levemente molhado, elas ficaram deliciosas e roubaram o lugar da pizza. O recheio é bastante simples de fazer e você pode jogar com os ingredientes que tiver em casa. A receita que fiz ontem segue abaixo, mas também é legal acrescentar ervilhas, milho, cenoura em cubinhos ou até bacon (os puristas que não me leiam).


Ingredientes:

- o quanto tiver de massa de lasanha ou pastel
- 3 batatas
- 1 cebola fatiada fina
- 1 dente de alho picadinho
- 1 e ½ col (chá) de curry
- 30g de manteiga
- pimenta-do-reino
- sal
- 1 col (sobremesa) de suco de limão
- coentro fresco picadinho

Modo de preparo:

Cozinhe as 3 batatas com a casca. Depois espere amornar e retire suas cascas. Amasse todas. Reserve.

Em uma panela média derreta a manteiga e coloque a cebola com uma pitada de sal em cima para ela cozinhar. Quando murchar um pouco jogue o curry por cima. Misture. Quando a cebola reduzir de tamanho acrescente o alho e deixe perfumar. Em seguida coloque as batatas e misture bem com os demais ingredientes. Coloque sal (se necessário), pimenta-do-reino, misture e desligue o fogo. Acrescente o coentro e misture.

Para montar corte círculos de massa, coloque uma colher de chá do recheio no centro, dobre no formato de meia lua e prense as pontas com um garfo. Pincele uma a uma com gema de ovo (você pode congelar a clara e quando tiver uma quantidade razoável faça um merengue, ou um “omelete branco”). Coloque todas em uma forma untada e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC. Elas estarão prontas quando a massa estiver firme, crocante e dourada.

2 comentários:

Jojo Paper disse...

conheço a moça da foto...

e a mulher que improvisa salmosas também!

q gostoso bi... vou aparecer na sua casa em 2 horas. o q fará pra mim??? estou levando o Pantone para paredes... hehehe

Bianca Alves Costa Mecchi disse...

Hehehehe 2 horas dá pra fazer bastante coisa! Fiquei feliz que você deu uma passada por aqui! Seja bem-vinda! Beijos grandes.