19.1.09

Crianças em casa e na cozinha!

Nesta época de férias é uma delícia olhar pela janela e ver toda a criançada se divertindo no jardim. Algumas brincadeiras mudam, mas muitas continuam as mesmas: polícia e ladrão, esconde-esconde, jogos de roda e até bolinha de gude.

A principal diferença, no entanto, é que a maioria das crianças hoje não tem um quintal pra se divertir, nem pode ficar na rua. Na minha infância era bem comum ficarmos no jardim brincando de “casinha”, usando barro para fazer bolo e servindo os adultos com aquela pasta marrom.

Hoje muitos pais ficam sem saber o que fazer com os filhos dentro de casa, entediados ou grudados na televisão. Pode parecer irreal para alguns, mas que tal levá-las para a cozinha?

Certo, tem muita gente que acredita que preparar uma refeição é um dever, um trabalho, mas você pode dar uma chance para seus filhos formarem uma opinião própria. Comece com pratos divertidos e gostosos.

Poucas coisas são mais lúdicas para as crianças que cookies. Fazê-los, decorá-los e, claro, comer alguns recém saídos do forno fazem qualquer um feliz. Com um adulto por perto para colocar e tirar as formas do forno não há perigo algum. Que tal tentar?

Se você já tem uma receita de biscoito de família pode usá-la e só pegar as dicas de coberturas. Caso contrário, estou passando uma receita simples para as crianças prepararem desde o início.

Separe um espaço amplo para todos, coloque os ingredientes sobre a mesa e, se as crianças forem muito pequenas, separe as quantidades exatas antes de começar. Caso contrário, aproveite o momento para treinar um pouco de matemática sem que elas percebam.

Divirta-se!

Cookies de chocolate e canela

Ingredientes:

- 120g de manteiga (em temperatura ambiente)
- 125g de açúcar
- 2 gemas
- 1 col. (sopa) de cacau
- 1 col. (chá) de canela em pó
- 175g de farinha
Para a cobertura:
- 150g de açúcar de confeiteiro
- 4 a 5 col. (chá) de água
-Corante comestível

Modo de Preparo:

-Bata a manteiga e o açúcar até que fique uma mistura pálida e cremosa
-Acrescente as gemas, o cacau e a canela. Depois, aos poucos, vá colocando a farinha e misturando até que vire uma massa macia. Coloque na geladeira por 15 minutos
-Abra a massa entre duas folhas de papel manteiga e use cortadores em formatos diferentes para cortar os biscoitos. Se não tiver cortadores pode usar xícaras ou copos. Junte as sobras e abra-as novamente até esgotar a massa
-Aqueça o forno a 180ºC. Asse por aproximadamente 10 minutos. Deixe esfriar
-Para a cobertura misture o açúcar à água aos poucos, até ficar com uma consistência pastosa. Você pode usar os corantes comestíveis para fazer diversas cores. Coloque sobre os biscoitos e espere endurecer.
-Agora é só comer!

Nenhum comentário: