22.1.09

Presentes de comer


Sou rainha dos presentes culinários. Amigos, parentes e até conhecidos que vão viajar sempre trazem “uma lembrancinha de comer” pra mim. Muitos até se sentem culpados por verem comida relacionarem comigo, mas eu não reclamo. Adoro!

O último foi um maple syrup que veio em um vidro no formato da folha de árvore canadense. Tentador. Ele é perfeito para colocar em panquecas e até para fazer muffins. Pouco doce e liquoroso dá um sabor característico, ao qual nós brasileiros não estamos muito acostumados.

Teve também um cupuaçu, presente de família de uma viagem ao Pará. Pra quem não conhece, a fruta é ovalada, com uma casca bastante grossa e dura. Dentro parece uma jaca, só que azedinha. Deliciosa. Daí saiu uma sobremesa fantástica, cheirosa, misturando o azedo da fruta com o doce do leite condensado. Num post futuro passo a receita que até levou a classificação de “o melhor doce que você já fez”.

Mas o post é mesmo para falar de um creme de maçã que ganhei de uma viagem à Alemanha. Fui procurar aqui no Brasil e o produto mais próximo disso que encontrei foram aquelas papinhas de bebê.

Os alemães costumam usar esse purê com carne, o que fica perfeito. Aproveitei o presente para fazer uma bisteca de porco na chapa. Você tempera os bifes com sal, limão e pimenta. Passa na chapa, deixa cozinhar. Tira e passa dos dois lados o purê. Volta para a chapa para dar uma dourada. Fica ótimo.

Você não precisa se limitar. O purê pode virar recheio de bolo, vitamina e ser usado na confecção de barrinhas de cereais e granola. Fica ótimo. Minha dica do dia, porém, será uma torta de maçãs. A fruta é fácil de encontrar em qualquer época do ano e é praticamente a matéria prima de toda a receita.
Se for receber amigos, pode deixar para assá-la quando eles chegarem. Em uns 30 minutos a torta fica pronta, preenchendo a casa com perfume de doce. O melhor de tudo é poder servi-la quente, com uma bola de sorvete em cima.

Torta de maçã da Bianca

Ingredientes

Para a massa

- 300g de farinha de trigo
- 200g de manteiga gelada
- 100g de açúcar
- 1 ovo
- 1 pitada de sal
- Raspas da casca de 1 limão

Para o recheio
- Purê de maçã suficiente para cobrir a torta
- 1 ou 2 maçãs para decorar
- Suco de 1 limão
- Canela em pó
-Amêndoa em lâminas (opcional)

Modo de preparo:

-Comece com a massa. Esfarele a farinha, o sal e o açúcar com a manteiga até ficar parecendo areia. Acrescente o ovo e as raspas de limão e amasse delicadamente só até formar uma massa. Deixe descansar na geladeira por uns 20 minutos.
-Se você não tiver o purê de maçã pode prepará-lo em casa. Pegue 4 maçãs, descasque e tire suas sementes. Pique. Regue tudo com suco de limão e cozinhe com pouca água e ½ xícara de açúcar. Quando a fruta estiver bem mole, amasse para formar um purê. Se quiser algo mais fino, passe por uma peneira.
-Corte uma maçã lavada em fatias. Regue com o suco do limão (dependendo do tamanho da torta você precisará de 2 maçãs)
-Depois de a massa descansar, abra-a em uma forma de fundo falso untada. Forre um pouco das laterais também. Cubra com o creme e disponha as fatias de maçã cobrindo tudo todo o creme e decorando a torta. Salpique canela em pó e a amêndoa, se for usar.
-Leve para assar no forno pré-aquecido a 180ºC. Quando ela estiver pronta você sentirá um perfume ótimo e a massa estará dourada e crocante.

2 comentários:

BETO disse...

Oi Bianca, estou passando só para convidar você para participar do desafio de aniversário do meu blog.

Dá uma olhada no link para saber como participar e quais os prêmios para os vencedores.

http://receitapassoapasso.blogspot.com/2009/02/desafio-de-aniversario.html

Abraços,

BETO

Helo Canassa disse...

Bianca, tudo bem?
Li este post hoje e queria dizer que ha apple sauce no Brasil. Ha duas semanas vi na Casa Santa Luzia, e estavam em promocao. Festival alemao que pode te salvar uns reais!

Beijos