22.1.09

Presentes de comer


Sou rainha dos presentes culinários. Amigos, parentes e até conhecidos que vão viajar sempre trazem “uma lembrancinha de comer” pra mim. Muitos até se sentem culpados por verem comida relacionarem comigo, mas eu não reclamo. Adoro!

O último foi um maple syrup que veio em um vidro no formato da folha de árvore canadense. Tentador. Ele é perfeito para colocar em panquecas e até para fazer muffins. Pouco doce e liquoroso dá um sabor característico, ao qual nós brasileiros não estamos muito acostumados.

Teve também um cupuaçu, presente de família de uma viagem ao Pará. Pra quem não conhece, a fruta é ovalada, com uma casca bastante grossa e dura. Dentro parece uma jaca, só que azedinha. Deliciosa. Daí saiu uma sobremesa fantástica, cheirosa, misturando o azedo da fruta com o doce do leite condensado. Num post futuro passo a receita que até levou a classificação de “o melhor doce que você já fez”.

Mas o post é mesmo para falar de um creme de maçã que ganhei de uma viagem à Alemanha. Fui procurar aqui no Brasil e o produto mais próximo disso que encontrei foram aquelas papinhas de bebê.

Os alemães costumam usar esse purê com carne, o que fica perfeito. Aproveitei o presente para fazer uma bisteca de porco na chapa. Você tempera os bifes com sal, limão e pimenta. Passa na chapa, deixa cozinhar. Tira e passa dos dois lados o purê. Volta para a chapa para dar uma dourada. Fica ótimo.

Você não precisa se limitar. O purê pode virar recheio de bolo, vitamina e ser usado na confecção de barrinhas de cereais e granola. Fica ótimo. Minha dica do dia, porém, será uma torta de maçãs. A fruta é fácil de encontrar em qualquer época do ano e é praticamente a matéria prima de toda a receita.
Se for receber amigos, pode deixar para assá-la quando eles chegarem. Em uns 30 minutos a torta fica pronta, preenchendo a casa com perfume de doce. O melhor de tudo é poder servi-la quente, com uma bola de sorvete em cima.

Torta de maçã da Bianca

Ingredientes

Para a massa

- 300g de farinha de trigo
- 200g de manteiga gelada
- 100g de açúcar
- 1 ovo
- 1 pitada de sal
- Raspas da casca de 1 limão

Para o recheio
- Purê de maçã suficiente para cobrir a torta
- 1 ou 2 maçãs para decorar
- Suco de 1 limão
- Canela em pó
-Amêndoa em lâminas (opcional)

Modo de preparo:

-Comece com a massa. Esfarele a farinha, o sal e o açúcar com a manteiga até ficar parecendo areia. Acrescente o ovo e as raspas de limão e amasse delicadamente só até formar uma massa. Deixe descansar na geladeira por uns 20 minutos.
-Se você não tiver o purê de maçã pode prepará-lo em casa. Pegue 4 maçãs, descasque e tire suas sementes. Pique. Regue tudo com suco de limão e cozinhe com pouca água e ½ xícara de açúcar. Quando a fruta estiver bem mole, amasse para formar um purê. Se quiser algo mais fino, passe por uma peneira.
-Corte uma maçã lavada em fatias. Regue com o suco do limão (dependendo do tamanho da torta você precisará de 2 maçãs)
-Depois de a massa descansar, abra-a em uma forma de fundo falso untada. Forre um pouco das laterais também. Cubra com o creme e disponha as fatias de maçã cobrindo tudo todo o creme e decorando a torta. Salpique canela em pó e a amêndoa, se for usar.
-Leve para assar no forno pré-aquecido a 180ºC. Quando ela estiver pronta você sentirá um perfume ótimo e a massa estará dourada e crocante.

3 comentários:

BETO disse...

Oi Bianca, estou passando só para convidar você para participar do desafio de aniversário do meu blog.

Dá uma olhada no link para saber como participar e quais os prêmios para os vencedores.

http://receitapassoapasso.blogspot.com/2009/02/desafio-de-aniversario.html

Abraços,

BETO

Heloiza disse...

Bianca, tudo bem?
Li este post hoje e queria dizer que ha apple sauce no Brasil. Ha duas semanas vi na Casa Santa Luzia, e estavam em promocao. Festival alemao que pode te salvar uns reais!

Beijos

Anônimo disse...

Hey, really great post… I've enjoyed reading through your post because of the great style and energy you put into each post. I actually run freshwater pearl jewellery, with my personal research and experiences in teardrop pearl pendant. If you're interested, I would love to introduce wish pearl necklace to you. and I can give you more information. Looking forward to hearing from you.