27.11.07

Quando o corpo pede

Não sei como é com vocês, mas meu corpo algumas vezes pede por uma comida mais leve, sem muito sal, ou a famosa natureba. Geralmente essa necessidade vem depois de um excesso. Um fim de semana comendo mal, muito lanche, uma comida muito bege.

Comer sob estresse também me leva a querer refeições mais tranqüilas, lentas e pequenas. Se você é um daqueles que costuma comer em frente ao computador, sem nem prestar atenção no que está colocando para dentro, é bom criar momentos de ruptura, levantar da cadeira e comer em outro ambiente.

Por mais balela que possa parecer, comer rápido, sem observar o que se está fazendo, sem escolher a comida, prejudica a digestão, seu corpo não tem tempo para absorver as informações que está recebendo, nem para descansar.

A necessidade de uma comida mais natural, beirando o vegetarianismo, me levou a criar o “dia da limpeza”. É um dia da semana, geralmente a sexta-feira, que eu faço questão de procurar esse alimento restaurador, que parece me limpar dos excessos da semana.

Um dos lugares que procuro para isso é um restaurante japonês, que sempre serve um salmão grelhado, aquele arroz sem sal grudadinho e maravilhoso, tofu, pepino, sushi/sashimi, gengibre e macarrãozinho de arroz.

Outro restaurante é um vegetariano que, mesmo na loucura de um local comercial em São Paulo, conseguiu criar um clima tranqüilo, com som de pássaros e água, e com uma comida bem simples e “da terra”. Outro dia, por exemplo, comi uma esfiha de abóbora com ricota bem interessante, e almôndegas de soja picante que atiçam o paladar. Um chá na saída também é sempre muito bem-vindo.

Se você também é adepto do “dia da limpeza”, ou se gostou da idéia e quer tentar, não precisa necessariamente buscar um restaurante. É possível, e bem fácil, reproduzir essa comidinha em casa, e também o ambiente. Desligar a televisão ao se sentar à mesa, colocar uma música que lhe agrada aos ouvidos e se sentir confortável ajuda muito.

Segue uma receita de uma espécie de ensopado com leite de coco, ou curry indiano. Dose o sal de acordo com seu gosto, mas não exagere. Se achar meio sem graça, use mais temperos como cominho e coentro. Coma acompanhado de um arroz integral com sementes de linhaça. Você vai ver que sua digestão será bem mais fácil.

Curry de legumes

Ingredientes:

-1kg de legumes variados picados no tamanho de uma mordida (cenoura, vagem, abobrinha, brócolis, batata doce, couve-flor...)
- 400 ml de leite de coco
- 1 col. sobremesa de cominho moído
- 1 col. sobremesa de coentro moído
- 1 col. sobremesa de cúrcuma
- 1 cebola picadinha
- 2 dentes de alho picadinhos
- 1 pedaço de mais ou menos 5 cm de gengibre picadinho
-1 pimenta verde sem sementes
- 3 col sopa de coentro fresco picado
- azeite
- sal

Modo de preparo:

- Pique cebola, pimenta, gengibre e alho. Muito bem picado. Se preferir, passe tudo pelo processador até virar uma pasta. Refogue no azeite em fogo médio.
- Quando perfumar, junte o coentro, o cominho e a cúrcuma
- Espere perfumar mais uma vez. Junte os legumes escolhidos picados em tamanhos de uma mordida
- Misture bem e deixe refogar por uns 3 minutos, para os legumes absorverem os temperos
- Junte o leite de coco, baixe o fogo, tampe a panela e cozinhe até que os legumes estejam macios. Se sentir que está secando, acrescente um pouco de água.
- Salgue e coloque o coentro fresco por cima

Um comentário:

Fábio Gonçalves disse...

Lembrei daquela esfirra de couve-flor que vc fez pra gente. Ficou muito gostosa e leve.

Beijo