29.11.07

Não se deixe enganar!

Você já se sentiu enganado? Já comprou alguma coisa e ficou frustrado ao recebê-la? Não deve ser tão difícil ter acontecido contigo no mundo capitalista no qual vivemos, onde compras acontecem a todo momento e o que mais importa é faturar.

Outro dia isso aconteceu comigo. Fui para um dos meus programas favoritos de final de tarde de domingo: caça a livros na Livraria Cultura. Como tinha saído de um plantão de 8h, estava com fome. Resolvi então tomar um café e comer um salgado na própria lanchonete da livrara.

Chegando lá vi um pequeno cartaz avisando sobre uma novidade, muffin salgado a R$ 2. Perfeito! Fiz o pedido e aguardei em uma das mesas com vista para a Av. Berrini. Ambiente agradável, silencioso. Eis que chega meu café e o muffin. Muffin? Cadê? Isso? Achei que fosse aquele biscoitinho que acompanha o café. Tem certeza?

Me senti enganada naquele momento. Meu estômago roncou mais um pouco de fome e, de uma só bocada, coloquei o bolinho na boca. O pouco que deu para sentir do sabor, estava gostoso, mas não deu nem pra enganar o paladar, quem dirá a barriga.

É uma vergonha que um estabelecimento qualquer venda aquilo. Ele, no mínimo, tinha que ser dado como brinde para acompanhar o café, já que é do mesmo tamanho do tradicional biscoitinho. Não acredito que tenha sido, mas parece uma atitude de má fé.

Se você ficou com vontade de comer um muffin salgado, recomendo a Starbucks. O bolinho custa caro, R$ 7, mas é gostoso. Agora, se você quer gastar menos que isso e comer oito, aproveite a receita a seguir, que tirei do site da Rita Lobo (que, inclusive, está recomendando o Con Gusto - http://panelinha.ig.com.br/site_novo/blog/indica.php?p=2) e é bem gostosa.

Muffin salgado de queijo e tomate

Ingredientes

- 1 tomate
- 1/2 xícara (chá) de provolone em cubinhos
- 1 ramo de manjericão
- 1/2 xícara (chá) de leite
- 4 colheres (sopa) de manteiga
- 2 ovos
- 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
- 2 colheres (chá) de fermento
- 1 colher (sopa) de açúcar
- manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar

Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Unte 8 forminhas individuais de muffins ou de empadinhas com manteiga e polvilhe farinha.

2. Numa tábua, corte o tomate ao meio, retire as sementes e corte-o em cubinhos. Pique as folhas de manjericão.

3. Numa panelinha, junte o leite e o manjericão. Leve ao fogo alto e, quando o leite ferver, desligue o fogo. Acrescente a manteiga imediatamente e mexa bem até derreter. Coloque os ovos e misture bem. Reserve.

4. Numa tigela grande, passe por uma peneira as farinhas, o fermento e o açúcar. Faça um buraco no centro e regue com a mistura de leite e manjericão. Com uma colher, mexa até a farinha absorver todo o líquido. Acrescente o queijo e o tomate em cubinhos.

5. Em cada forminha, coloque 3 colheres (sopa) de massa. Leve ao forno por 25 minutos. Retire os muffins da assadeira e coloque sobre uma grade para esfriar. Sirva morno ou à temperatura ambiente.

Um comentário:

Anônimo disse...

Você tem essas forminhas em casa, Bi? Me convida para tomar um chá? rs