16.8.06

Viagem de autoconhecimento

A onda de blog instaurada nos melhores sites de conteúdo da internet brasileira veio ao encontro de uma outra onda, um pouco mais particular, de auto-estima.

Nesta tentativa de retomada do Con gusto inicio uma viagem de descoberta de sabores, culturas, curiosidades, personalidades e tendências, o que não deixa de ser uma viagem de autoconhecimento.

Uma miscelânea de tradição toda encarnada em uma recente amizade me despertou para a culinária indiana e seu cheiro de cominho. A simplicidade de suas receitas e a complexidade de seus cheiros e gostos constituem um cenário perfeito para os iniciantes – como eu – que conseguem administrar com eficiência os pratos e, ao mesmo tempo, aprender com as sensações resultantes.

Apesar de a variedade de temperos usados pelos indianos – e também pelos marroquinos – parecer infinita, há alguns que se repetem com maior freqüência. É o caso do cominho supracitado. Seu cheiro característico e forte pode ser enjoativo em determinado estágio, mas para mim continua atraente. Muito usado em pó, também pode ser encontrado em semente. Assim como o coentro em pó, ou semente, geralmente é frito para exalar seus aromas antes de ser incorporado ao restante do prato.

O coentro, aliás, também é muito usado fresco. Com gosto marcante, tem aparência semelhante à da salsinha, mas paladar nada parecido. Misturado a um molho de iogurte, é divino.

A pimenta também está bastante presente, em forma de pó, moída na hora ou fresca dá, além do gosto picante, um aroma diferente aos pratos. Com carne de vaca ou franco, cai muito bem.

Sem esquecer também do curry, que no Brasil nem sempre é bem utilizado, dando a alguns pratos um gosto muito “maçante”. Para se assar um frango no forno tandoor, ele cai como uma luva, conferindo um bronzeado sem igual. As folhas de curry também são um ingrediente importante da culinária indiana, mas difíceis de serem achadas no Brasil. Misturadas com leite de coco, sementes de mostarda e tomates, formam um molho inigualável.

O que me agrada também na cozinha da Índia são as porções, pequenas, mas bastante variadas, todas em uma só refeição. Um de meus maiores prazeres é provar vários sabores “em uma sentada só”. O almoço, ou o jantar se tornam um momento de relaxamento, descobertas e aproveitamento – funções que sempre tento atribuir às minhas refeições.

Nenhum comentário: