28.8.06

Santíssima Trindade

Outro dia eu ouvi uma expressão fantástica, “Santíssima Trindade dos temperos”. Ela foi usada para se referir ao cominho, coentro e cúrcuma, bastante usados pelos indianos. Isso me fez lembrar que, mesmo em uma cidade como São Paulo, nem sempre é fácil encontrar todos os temperos que se procura para um prato típico.

Eu tenho uma amiga canadense, com descendência grega, e que adora fazer combinações indianas e naturais. Ela tem uma receita de molho perfeita para diversos pratos, de acompanhamento para carnes a recheio de tapioca. Só que os ingredientes ela recebe da mãe, que ainda está na América do Norte.

Em um fim de semana de ócio de agosto, porém, eu fui ao Empório Santa Maria, que fica na Cidade Jardim, em São Paulo, e encontrei a maioria desses temperos. O lugar é excelente para quem busca produtos importados das mais variadas naturezas (animal ou vegetal, in natura ou processado).

É verdade que você vai pagar um pouco caro, mas dificilmente encontrará isso em outro ponto da cidade. Nem no Mercadão, um paraíso de temperos, eu encontrei coisas como o pepper powder, que não é exatamente apenas pimenta em pó. Ou fennel greek e até maple syrup, paixão dos canadenses.

Quando se descobre um lugar assim na cidade – que nem era escondido, mas que pertence a um “outro mundo” -, é motivo para se comemorar e usar. Claro que eu prefiro um pequeno produtor que fica na esquina do bairro, mas nem sempre ele tem o que precisamos.

Nenhum comentário: