21.8.06

Encher a boca de sabor

Como diz Anthony Bourdain, jantar em restaurante “chique” não pode ser aos sábados. Os ambientes estão lotados, os funcionários estão estressados e os cozinheiros não têm tempo para dar aquele toque no seu pedido.

Por mais que a comida seja deliciosa, ela nunca estará em seu máximo. O ideal mesmo é ir numa terça-feira ou numa quarta-feira. Os cozinheiros estão descansados, iniciando sua semana, com ingredientes fresquíssimos e com a casa um pouco mais vazia, permitindo que eles se expressem melhor.

No último fim de semana fui a um bistrô francês em Higienópolis, São Paulo. O Ici Bistrô. Estávamos em quatro. Esperamos mais de uma hora por uma mesa. O sono e a fome já eram tantos, que mal conseguimos aproveitar nossos pratos.

Um atum com molho de gengibre e purê de batatas com raiz forte foi a minha escolha. Fantástica, por sinal, mas a execução poderia ter sido melhor. A combinação era muito boa, mas o atum tem que estar mal passado, tem que ter seu interior bem rosado. O meu estava além do “ao ponto”, o que tirou sua principal graça.

A salada de baby agrião com pato crocante e a arraia vieram mais afinadas. Outra delícia são os escargos. Macios e com um molho à provençal inundaram a boca de sabor.

Falando em inundar a boca de sabor, o Amsterdã Café, que fica na Melo Alves, região da Av. Paulista, conseguiu o feito com um prato muito simples. Um risoto de gengibre. Quando você vai a um restaurante que nunca pisou antes, tem que estar preparado para receber um desastre na mesa. Eu estava, mas fui surpreendida.

Tanto o risoto de gengibre quando o de limão e alecrim estavam divinos. A consistência era perfeita e os sabores completavam toda a boca, ao invés de apenas passar pela língua e descer garganta abaixo. Recomendo e volto.

Nenhum comentário: