22.1.09

Presentes de comer


Sou rainha dos presentes culinários. Amigos, parentes e até conhecidos que vão viajar sempre trazem “uma lembrancinha de comer” pra mim. Muitos até se sentem culpados por verem comida relacionarem comigo, mas eu não reclamo. Adoro!

O último foi um maple syrup que veio em um vidro no formato da folha de árvore canadense. Tentador. Ele é perfeito para colocar em panquecas e até para fazer muffins. Pouco doce e liquoroso dá um sabor característico, ao qual nós brasileiros não estamos muito acostumados.

Teve também um cupuaçu, presente de família de uma viagem ao Pará. Pra quem não conhece, a fruta é ovalada, com uma casca bastante grossa e dura. Dentro parece uma jaca, só que azedinha. Deliciosa. Daí saiu uma sobremesa fantástica, cheirosa, misturando o azedo da fruta com o doce do leite condensado. Num post futuro passo a receita que até levou a classificação de “o melhor doce que você já fez”.

Mas o post é mesmo para falar de um creme de maçã que ganhei de uma viagem à Alemanha. Fui procurar aqui no Brasil e o produto mais próximo disso que encontrei foram aquelas papinhas de bebê.

Os alemães costumam usar esse purê com carne, o que fica perfeito. Aproveitei o presente para fazer uma bisteca de porco na chapa. Você tempera os bifes com sal, limão e pimenta. Passa na chapa, deixa cozinhar. Tira e passa dos dois lados o purê. Volta para a chapa para dar uma dourada. Fica ótimo.

Você não precisa se limitar. O purê pode virar recheio de bolo, vitamina e ser usado na confecção de barrinhas de cereais e granola. Fica ótimo. Minha dica do dia, porém, será uma torta de maçãs. A fruta é fácil de encontrar em qualquer época do ano e é praticamente a matéria prima de toda a receita.
Se for receber amigos, pode deixar para assá-la quando eles chegarem. Em uns 30 minutos a torta fica pronta, preenchendo a casa com perfume de doce. O melhor de tudo é poder servi-la quente, com uma bola de sorvete em cima.

Torta de maçã da Bianca

Ingredientes

Para a massa

- 300g de farinha de trigo
- 200g de manteiga gelada
- 100g de açúcar
- 1 ovo
- 1 pitada de sal
- Raspas da casca de 1 limão

Para o recheio
- Purê de maçã suficiente para cobrir a torta
- 1 ou 2 maçãs para decorar
- Suco de 1 limão
- Canela em pó
-Amêndoa em lâminas (opcional)

Modo de preparo:

-Comece com a massa. Esfarele a farinha, o sal e o açúcar com a manteiga até ficar parecendo areia. Acrescente o ovo e as raspas de limão e amasse delicadamente só até formar uma massa. Deixe descansar na geladeira por uns 20 minutos.
-Se você não tiver o purê de maçã pode prepará-lo em casa. Pegue 4 maçãs, descasque e tire suas sementes. Pique. Regue tudo com suco de limão e cozinhe com pouca água e ½ xícara de açúcar. Quando a fruta estiver bem mole, amasse para formar um purê. Se quiser algo mais fino, passe por uma peneira.
-Corte uma maçã lavada em fatias. Regue com o suco do limão (dependendo do tamanho da torta você precisará de 2 maçãs)
-Depois de a massa descansar, abra-a em uma forma de fundo falso untada. Forre um pouco das laterais também. Cubra com o creme e disponha as fatias de maçã cobrindo tudo todo o creme e decorando a torta. Salpique canela em pó e a amêndoa, se for usar.
-Leve para assar no forno pré-aquecido a 180ºC. Quando ela estiver pronta você sentirá um perfume ótimo e a massa estará dourada e crocante.

19.1.09

Crianças em casa e na cozinha!

Nesta época de férias é uma delícia olhar pela janela e ver toda a criançada se divertindo no jardim. Algumas brincadeiras mudam, mas muitas continuam as mesmas: polícia e ladrão, esconde-esconde, jogos de roda e até bolinha de gude.

A principal diferença, no entanto, é que a maioria das crianças hoje não tem um quintal pra se divertir, nem pode ficar na rua. Na minha infância era bem comum ficarmos no jardim brincando de “casinha”, usando barro para fazer bolo e servindo os adultos com aquela pasta marrom.

Hoje muitos pais ficam sem saber o que fazer com os filhos dentro de casa, entediados ou grudados na televisão. Pode parecer irreal para alguns, mas que tal levá-las para a cozinha?

Certo, tem muita gente que acredita que preparar uma refeição é um dever, um trabalho, mas você pode dar uma chance para seus filhos formarem uma opinião própria. Comece com pratos divertidos e gostosos.

Poucas coisas são mais lúdicas para as crianças que cookies. Fazê-los, decorá-los e, claro, comer alguns recém saídos do forno fazem qualquer um feliz. Com um adulto por perto para colocar e tirar as formas do forno não há perigo algum. Que tal tentar?

Se você já tem uma receita de biscoito de família pode usá-la e só pegar as dicas de coberturas. Caso contrário, estou passando uma receita simples para as crianças prepararem desde o início.

Separe um espaço amplo para todos, coloque os ingredientes sobre a mesa e, se as crianças forem muito pequenas, separe as quantidades exatas antes de começar. Caso contrário, aproveite o momento para treinar um pouco de matemática sem que elas percebam.

Divirta-se!

Cookies de chocolate e canela

Ingredientes:

- 120g de manteiga (em temperatura ambiente)
- 125g de açúcar
- 2 gemas
- 1 col. (sopa) de cacau
- 1 col. (chá) de canela em pó
- 175g de farinha
Para a cobertura:
- 150g de açúcar de confeiteiro
- 4 a 5 col. (chá) de água
-Corante comestível

Modo de Preparo:

-Bata a manteiga e o açúcar até que fique uma mistura pálida e cremosa
-Acrescente as gemas, o cacau e a canela. Depois, aos poucos, vá colocando a farinha e misturando até que vire uma massa macia. Coloque na geladeira por 15 minutos
-Abra a massa entre duas folhas de papel manteiga e use cortadores em formatos diferentes para cortar os biscoitos. Se não tiver cortadores pode usar xícaras ou copos. Junte as sobras e abra-as novamente até esgotar a massa
-Aqueça o forno a 180ºC. Asse por aproximadamente 10 minutos. Deixe esfriar
-Para a cobertura misture o açúcar à água aos poucos, até ficar com uma consistência pastosa. Você pode usar os corantes comestíveis para fazer diversas cores. Coloque sobre os biscoitos e espere endurecer.
-Agora é só comer!