29.6.09

Bruschettas!

Sou uma pessoa de pavio curto, pouca paciência. Prefiro preto no branco. Sim ou não. Mas quando se trata da cozinha, posso passar horas num único molho, cortando à mão uma massa ou picando com detalhes as castanhas que vão no brownie. Sim, prefiro isso a jogar tudo no processador, o resultado final geralmente é visível.


Nem preciso falar, no entanto, que a vida como a levamos hoje quase nos impossibilita de fazer isso no dia a dia. É até clichê. Está certo que trabalho na cozinha e nesse momento tomo todo o cuidado do mundo, mas quando termino uma encomenda e só algumas horas depois vou receber amigos pra jantar a última coisa que quero é continuar no fogão. Assumo.


Por esse motivo tenho simplificado muita coisa, usado atalhos e me organizado mais, o que já é metade do caminho. Tento ignorar aqueles que dão de ombros quando você conta que não precisou labutar dias para chegar naquele resultado. É impressionante como tem gente que só valoriza o que é conquistado com muito suor. Pessoal, a vida pode ser mais fácil!


Nesta busca de um equilíbrio maior entre diversão e bons pratos acabei descobrindo que alguns aperitivos podem servir como um jantar mais leve, especialmente quando acompanhados de uma salada ou sopa.


Meu favorito é a bruschetta, ou algo parecido e adaptado. É muito fácil, dá pra soltar a criatividade nos recheios, deixar bonito e matar a fome. Como praticamente não existe cocção aqui, é muito importante que você compre ingredientes de primeira, sejam eles tomates, ou presunto cru.

Recentemente fizemos uma noite de bruschetta em casa, com direito a vinho para acompanhar e filme na tv. Não poderia pedir acompanhamento melhor.


Comece escolhendo um bom e fresco pão italiano. Compre no formato de baguete, pois fica mais fácil para cortar. Nossas opções de recheio foram: tomate com manjericão fresco; salmão defumado com cream cheese e tempero de limão e pimenta e também uma de queijo de cabra Bouchon, figo e copa.

Você pode escolher combinações de ingredientes que te agradam e montar a bruschetta. Fica muito bom esfregar um dente de alho em cada fatia de pão e colocar um pouco no forno também.


Outras opções que me agradam muito: queijo gorgonzola com pêra e nozes (faça uma camada de cada ingrediente); pesto de azeitona (pique muito, muito bem azeitonas pretas e anchovas, depois tempere com azeite, vinagre, pimenta e se quiser alho); ricota e pesto de rúcula com uma fatia de rosbife; tomate seco e anchovas; e assim por diante. Você pode colocar praticamente qualquer coisa.


Tente e depois nos conte suas combinações!

Bom apetite!

2 comentários:

Unknown disse...

Nossa adorei essa idéia...É impressionante como tem gente que só valoriza o que é conquistado com muito suor. Pessoal, a vida pode ser mais fácil!rsrs As dicas de recheio são ótimas...Olá sou Thassyana de Uberlandia e visitei seu blog...Dê uma olhadinha no meu tb ok? bjs

Karina Mendes disse...

Adoro brusquetas! Vim parar aqui por causa do Savarin que busquei no Google e agora estou neste post. Blog legal, vou ficar de olho ;)