19.5.08

(Re)Descobrindo a Itália

Não, não desisti do blog, somente tirei férias. Férias de verdade. Daquelas de ficar quase um mês sem ver a cara de um computador, quando os dedos até enferrujam e você tem que fazer um trabalho de readaptação pra conseguir digitar de novo. Nessa folga, passada além mar, redescobri a culinária italiana.

Devo dizer primeiro que o povo daquele país é bem parecido com as “mammas” retratadas nas novelas brasileiras. Dramáticas e passionais, alegres, geralmente mal-educadas, mas acolhedoras, e sempre, sempre “falando com as mãos”.

Isso se reflete, de certa maneira, na comida local. É impressionante como nós brasileiros podemos nos sentir em casa ao nos sentarmos em uma mesa italiana. É o que se chama hoje de “confort food”.

Um bom prato de macarronada quentinho está no cardápio de boa parte dos países ocidentais. Outro dia, sentada em um restaurante à beira mar no belíssimo litoral de Cinque Terre, percebi que a família na mesa ao lado era dos Estados Unidos. Havia um rapaz com uma cara bem típica de jogador de futebol americano, daqueles que só come “trash food”. Foi fácil perceber que ele não se arriscaria nas iguarias locais e então partiu direto para sua zona de segurança: “A spaghetti al ragu, please”.

Esse é o lado mais acolhedor da comida italiana. Ela recebe todos de braços abertos, oferecendo o que tem de mais fresco, mais saboroso e tradicional, despertando a gula em qualquer hora do dia.

Já a paixão que o italiano tem pela comida local, pelo que nasce e cresce em suas terras, remete ao lado passional do povo. As melhores comidas que você poderá provar no país serão aquelas feitas há gerações na cidade onde você estiver, são os pratos que as mammas ensinaram para seus filhos e que representam o orgulho da família.

Uma vez em Milão, prove o “vero vecchio risotto alla milanese”. Você poderá encontrá-lo no restaurante Il Coriandolo, na Via dell’Orso, centro da cidade. Chegará à sua mesa um prato amarelinho, com um arroz cremoso, no ponto certo. Aproveite o pão do couvert pra não deixar nenhum restinho no prato.

Em Assis, o segredo é aproveitar o strangozzi, uma massa daquela região, meio tortinha, mais grossa, que acompanha bem um molho do famoso e caro tartufo negro. O restaurante Medioevo absorve bem essa tradição, num salão com teto baixo, criando um clima medieval que a cidade já tem, e com um serviço muito simpático.

Agora, se você quiser aproveitar o lado festeiro do italiano, pode atacar uma tradicionalíssima “bistecca alla fiorentina”. Mas já aviso, esse prato não é para qualquer um! A peça de carne de boi pesa sempre perto de 1kg, tem uns 3 dedos de altura e é servida praticamente crua no meio. Extremamente macia, ela tem um sabor natural, fantástico. O mais divertido, porém, é se deliciar com o osso no final –e ver o visinho fazer o mesmo!.

(Re)Descobrir a culinária italiana é também voltar um pouco às nossas origens. Nos faz valorizar o que vem da nossa terra, dos nossos antepassados, a pensar no que realmente importa pra nós.

Nenhum comentário: