5.2.08

Livros para comer

Livros são uma delícia. Eles podem estimular a sua imaginação, fazê-lo chorar, rir, ajudar a dormir, ensinar e, claro, abrir o apetite. Pra mim, tem pouca coisa melhor que sentar com um bom livro nas mãos, repleto de fotos, para escolher minha próxima refeição.

Tem aqueles que são clássicos e seguem uma regra. Por exemplo: Menu italiano, que vai do antipasto ao dolce; ou Vegetariano, com pratos que você nem consegue imaginar como podem ficar sem carne, mas que no final das contas, são uma delícia. Há ainda as miscelâneas, livros que tentam ter um tema como "pratos rápidos" ou "pratos fáceis", mas que no fundo são apenas uma compilação de receitas.

Os meus preferidos são os bem-editados. É óbvio que é fundamental ter boas receitas, que funcionem e sejam saborosas, mas um visual atraente faz toda a diferença, ou você nunca ouviu falar do "comer com os olhos"?

Para quem realmente gosta de seguir receitas, mesmo que seja para alterá-las no decorrer do cozimento dependendo da necessidade, livros com boas fotos, uma letra clara e uma boa explicação do "modo de preparo" atiçam o paladar e estimulam o cozinheiro a ir para o fogão.

Outro dia, parada na seção de gastronomia de uma livraria, vi um casal procurando um livro de comida vegetariana. Eles tinham uns três nas mãos e não conseguiam se decidir. Tive que me segurar para não interferir na escolha e já sugerir alguns dos meus favoritos.

Depois foi a vez de uma mulher pedir uma sugestão para a vendedora e eu, intrometida, querer dizer: "Não... olha esse aqui que você não vai se arrepender. Vai por mim!".

A partir desse episódio veio a idéia de fazer aqui no Con Gusto uma sugestão semanal de livro. Você pode, ou não, levar em consideração, mas tenha a certeza de que todos são escolhidos com cuidado, lidos e relidos.

Para começar, quero relembrar do "Cozinhando para Amigos", livro de Heloisa Bacelar. Já falei sobre ele (clique aqui e leia abaixo no post de 03/03/2007) e não me canso de dizer que é inspirador. Nele você encontra receitas, idéias e sensações para todas as ocasiões, com um texto dedicado e cuidadoso da autora.

6 comentários:

laila radice disse...

adorei!! é smepre bom ouvir dicas sobre livros!!!bjos

Café Vinil Poá disse...

Amei esse blog ,, passarei sempre por aqui
beijos bom fim de semana

Bianca Alves Costa Mecchi disse...

Oi Julia,

Fico muito lisonjeada por você ter gostado do blog! Obrigadão.

Beijos e bom final de semana para você também!
Bianca

Bianca Alves Costa Mecchi disse...

Olá Laila! Espero que curta mais esse que postei agora. Eu adoro as receitas da Carla Pernambuco!

Beijão e obrigada pela visita
Bianca

Unknown disse...

nossa adorei a dica...Obrigado!!
Adoro ler, acabei de ler um muito bom e vou aproveitar pra deixar a dica, o livro é A Ordem é Amém de John Chelh...é um livro incrivel daqueles que vc não consegui para de ler é muito bom, ele conta a história de um falso pastor que faz coisas inacreditaveis mais Deus tem planos pra vida dele...espero que gostem ele esta no site; www.seteseveneditora.com.br

Unknown disse...

Mais uma dica:


A Sete Seven Editora lança o curso de Inglês mais barato do Brasil por apenas 2,99 com 40 exercícios (no livro) e 40 vídeo aulas (via internet)...

Ideal para quem não tem tempo para aulas presenciais o curso Two Nine Nine que custa apenas 2,99 chegou para trazer facilidade com qualidade!!!

Veja mais detalhes no site: www.seteseveneditora.com.br

Good Class!!!!!