7.5.07

Hoje estou com alergia!


Hoje estou com alergia. Espirro é de minuto em minuto. Os olhos coçam e o sono é arrebatador. Quem tem sabe. Nesses dias o que mais desejo é chegar em casa, me aconchegar no sofá e tirar um cochilo. Daqueles rápidos, mas profundos. Pode cair a casa que você não acorda porque é mais forte que você.

Depois disso a vida parece outra, renovada. Você já consegue respirar (quase) normalmente e tem uma vontade grande de “comer alguma coisa gostosa”, daquelas que você come por gula, que só trará prazer e talvez um pneuzinho a mais.

A partir daí ou eu vou até a esquina e compro um Rochinha, ou sento calmamente para escolher algo dos meus livros para cozinhar. Dependendo do horário, escolho doce ou salgado. Hoje, como só devo chegar em casa depois das 17h30, vou escolher o jantar.

Acreditem ou não, sopa é uma das minhas refeições prediletas. Não precisa ser elaborada, não. Pode ser uma simples sopa de legumes, ou um caldo verde. Contanto que seja caprichada, feita com ingredientes bons, é sempre uma comida de aconchego. Tudo o que preciso num dia desses!

A receita que passo a seguir peguei num livro da Kylie Kwong, uma chef australiana, descendente de chineses. Ela mostra a culinária oriental da forma mais clássica e criativa possível, se é que posso usar estes dois adjetivos juntos.

Suas receitas são modernas, mas ao mesmo tempo usam ingredientes clássicos e básicos. Neste livro que comprei recentemente (e que é lindo!), por exemplo, há um capítulo apenas para tratar do tofu. São pratos com tofu frio, nas saladas; quente, nas sopas; e até grelhado. Tentador.

A sopa que escolhi é simples, de milho, mas extremamente saborosa, cheia de nuances e gostos que estimulam o paladar. Os ingredientes podem ser encontrados em empórios orientais. Em São Paulo o mais fácil é ir até a Liberdade fazer um passeio por seus mercadinhos, se divertir, e depois preparar a sopinha.

Sopa de Milho

Ingredientes

- 4 espigas de milho ou 3 xíc. (pode ser milho congelado, mas não o de latinha)
- 2 col. de sopa de óleo vegetal
- 1 cebola branca pequena bem picada
- 2 col. de sopa de gengibre à julienne
- 1 dente de alho bem picado
- 1 col. de chá de sal marinho
- 1/2 xíc. de chá de shao hsing (um vinho chinês para culinária)
- 7 xíc. de chá de caldo de galinha leve
- 1 e 1/2 col. de chá de shoyu
- 2 ovos levemente batidos (deixe para bater no momento em que for usá-los)
- 1 col. de sopa de cebolinha bem picadinha

Modo de Preparo:

- Retire os grãos de milho da espiga usando uma faca afiada (se estiver usando as espigas)
- Aqueça o óleo em uma panela pesada média e doure a cebola, o gengibre, o alho e o sal por 1 minuto. Adicione o vinho chinês e refogue por outro minuto ou até o líquido se reduzir pela metade
- Acrescente o milho e o caldo no refogado e leve à fervura. Abaixe o fogo e cozinhe assim por uns 30 minutos
- Durante o tempo de cozimento você pode precisar tirar qualquer espuma ou impurezas da superfície. Para isto, use uma escumadeira ou colher de servir
- Acrescente o shoyu e mantenha o fogo baixo. Lentamente coloque os ovos na sopa e os misture lentamente com um garfo
- Remova a sopa do fogo assim que os ovos formem "estrias"
- Sirva em bowls (tigelinhas) e salpique as cebolinhas por cima

Nenhum comentário: