11.1.10

Vontade de coisas gostosas

Gravidez não combina com ficar em pé durante muito tempo. Com esse calor todo que está fazendo, nem com forno e fogo ligados numa cozinha pequena. Mas combina com vontade de comer coisa gostosa.

Hoje, numa tentativa de matar um ligeiro surto de comilança, resolvi bater um bolo enquanto assava uns bagels para o lanche da tarde. Depois de todo o trabalho da manhã (em pé), arrumei mais louça pra lavar e mais tempo com o calor do forno nas costas -mas valeu cada esforço.

Resolvi usar uma receita da Nestlé. Não costumava “botar fé” nessas fórmulas de embalagens, que são feitas pra um determinado produto, mas devo dar o braço a torcer, pois elas funcionam muito bem. Costumam ser simples, de fácil execução, baratas, rápidas e, claro, gostosas.

O bolo que escolhi hoje foi um tradicional de cenoura, com aquela coberturazinha de chocolate, que acabei fazendo do meu jeito. O bolo não é açucarado, como costumam ser os desse tipo, ao contrário, a calda é feita com chocolate amargo, dando um gostinho mais maduro pro conjunto.

Passo a receita abaixo, que pode ser feita em poucos minutos. As quantidades são suficientes para uma forma pequena com furo no meio. Aproveitem! Grávidos, ou não.


Bolo de Cenoura

Ingredientes do bolo

1 cenoura crua, picada
1/2 xícara (chá) de óleo
2 ovos ligeiramente batidos
1 pitada de sal
3/4 xícara (chá) de açúcar
1 e 3/4 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento químico em pó

Modo de Preparo

Bata no liquidificador a cenoura, o óleo, os ovos e o sal, até ficar homogêneo. Acrescente açúcar e a farinha misturada com o fermento. Mexa delicadamente e apenas para misturar, assim a massa fica leve. Despeje em uma forma pequena, untada e asse em forno médio (180ºC) por cerca de 30 minutos.

Ingredientes da cobertura

3 colheres (sopa) de cacau em pó
1 colher (sopa) de manteiga
½ xícara (chá) de leite
½ lata de leite condensado

Modo de Preparo

Leve tudo ao fogo médio em uma panela e mexa até que a manteiga se derreta. Deixe ferver até atingir uma consistência cremosa. Desligue o fogo e derrame sobre o bolo.

16 comentários:

Celia disse...

Adorei a receita e vou provar. Bj

Carioca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Helo Canassa disse...

Saudades dos posts. Quem sabe agora eles nao voltam?

Celia disse...

Parece muito gostoso esse bolo. Vou provar. Bj

NO MUNDO DA LU(A) disse...

Parabéns! Blog delicioso.
Boa escrita e receitas desalivar.
bjs.

Laércio Ruy disse...

Pqp q bolo lindo, me deu até fome

Vans disse...

Tá pra nascer bolo mais fácil e delicioso que o de cenoura! Adorei conhecer o seu blog... estou seguindo! Dê uma passadinha no meu http://bistrohermanos.blogspot.com/ e vamos trocar receitas!!!

Um beijo

Unknown disse...

deu até água na boca!!!

Pedra Doce disse...

Que aspecto maravilhoso!! :D

Unknown disse...

Eu sou péssima em bolos!anotei essa receita e vou tentar fazer.beijos

http://minhamodaminhamania.blogspot.com/

Chef Cecília Sebe disse...

olaa gostei muito da receita! tbm tenho um blog, onde fala de receitas, chefs, etc! Uma coisa que chamou atençao no teu blog foi a apresentaçao de slide no canto direito da tela, logo abaixo do seu perfil! Como faço para colocar isso no meu tambem? beijo

Aaliyahrj disse...

Que delícia de blog! estava atras de uma receita de bolo de cenoura!
Bjoks e boa semana

Culinária Contemporânia disse...

visite meu blog www.chefborges.blogspot.com

Inês de Castro disse...

Que bom aspeto! Vou experimentar, e seguir o blog, já agora ;)

http://petitlivrenoir.blogspot.com/

Um brasileiro disse...

ola. deve ser uma delicia este bolo. apapreça por la. abraços.

Quezia Urbinati disse...

Seu blog é muito bom,estou te seguindo já! Também estou fazendo um blog de culinária,se puder e quiser me siga,será um prazer vê-la em meu blog.Abraço!