15.3.08

Golden Door

Alguém já ouviu falar do Projeto Julie/Julia? Uma (louca) norte-americana estava insatisfeita com a vida que levava e decidiu que faria todas as receitas do livro Mastering the Art of French Cook, de Julia Child, durante um ano. Eram 524 receitas.

Julie criou um blog e detalhou todas as suas peripécias no percurso. O projeto fez sucesso e acabou virando um livro. Mas não, não é essa a dica da semana -apesar de ter sido inspirada a partir da leitura deste livro.

A dica é do Purely Golden Door, um livro realizado por um spa australiano, que busca o bem-estar através da alimentação adequada, exercícios físicos e relaxamento. No entanto, ao contrário do que se pode imaginar, a comida indicada por ele está longe de ser sem graça, ou parecida com um regime.

O que o livro de Julie tem com isso? Bom, ele me inspirou a testar os ensinamentos do Purely Golden Door. Durante o próximo mês, durante todas as minhas refeições em casa, prepararei um de seus pratos, pelo menos, para ver se consigo resultados reais. No final do projeto conto aqui o resultado.

E quais são esses ensinamentos? Muitos, a começar pela forma como nos alimentamos. Segundo seus autores, devemos diminuir o número de carboidratos processados do nosso dia-a-dia, como farinha branca e açúcar, trocando-os pelos integrais. Ainda pregam que é necessário cerca de 1 a 2 gramas de proteína por dia (carne, por exemplo) por peso do corpo, e explicam que, mantendo seu índice glicêmico estável, você se sente saciado por mais tempo e não tem "aquela vontade incontrolável" de comer doce.

No livro (lindíssimo visualmente, por sinal) há receitas do café da manhã à sobremesa do jantar. Para elas são usados ingredientes saudáveis, integrais, pouco açúcar, sal e nenhuma comida processada. Você pode fazer desde muffin até chilli para sua "noite mexicana".

Os chefs do spa indicam métodos mais saudáveis de preparação dos alimentos, como, por exemplo, refogar a cebola com água, ao invés de óleo. Ao final de cada receita, há um serviço nutricional, com calorias, quantidade de proteína, carboidratos, fibras e sódio do prato.

Dá para passar (muita) vontade no site do spa.

Nenhum comentário: