9.4.07

A sogra

Viajar no feriado é uma coisa que muitas vezes não vale a pena. Tem todo o trânsito para entrar e sair da cidade, geralmente os lugares turísticos estão abarrotados de gente e os preços estão sempre mais altos que no restante do ano. Mas mesmo assim a gente vai, né?

Na Páscoa estive em Paraty e uma camiseta dessas para turista me lembrou do post que eu queria colocar aqui há um tempo. Nela dizia: “Sogra boa é a da minha mulher”. Pegou? Isso me fez lembrar da minha sogra, que é uma das minhas leitoras mais assíduas.

Outro dia cheguei à sua casa e ela estava preparando uma receita que passei aqui no Con Gusto. Fiquei muito feliz e quis prestar um pequeno agradecimento passando uma receitinha bem simples, mas que fica muito saborosa para acompanhar uma salada que ela costuma fazer com os verdes da sua horta, sempre frescos.

Shimeji puxado na manteiga

Ingredientes:
- 200g de cogumelo shimeji (o shitake tbm fica gostoso)
- 50g de manteiga
- 1/3 xíc. de shoyo
- 1 punhado de cebolinha picada em rodela

Modo de preparo:
-Limpe bem o cogumelo e separe seus raminhos (no caso do shitake corte em tirinhas)
-Derreta a manteiga em uma frigideira, quando ela começar a fazer espuminha, acrescente o cogumelo, refogue por um minuto mexendo sempre. Acrescente o shoyo e refogue por mais meio minuto ou até o molho reduzir um pouco e ficar meio “meloso”.
-Tire da frigideira e já no prato de servir coloque a cebolinha por cima.

Esta receita ficar ótima com a saladinha abaixo:

Salada de escarola com alho

Ingredientes:
- 1 xíc. de escarola picada (de preferência em tirinhas)
- 2 dentes de alho picadinhos (isso é muito de gosto, se preferir altere esta quantidade)
- vinagre balsâmico
- azeite
- sal

Modo de Preparo:
-Arrume a escarola lavada no prato de servir
- Refogue o alho no azeite quente, mas não pelando, até ele dourar (não deixe passar disso para não amargar). Tire imediatamente da frigideira e espalhe sobre a escarola.
- Tempere com sal e vinagre balsâmico conforme seu gosto (coloque pouco e vá provando até achar o ponto ideal para o seu paladar).

Esta salada fica sensacional com um pão fresquinho para acompanhar.