Que tal mudar seu modo de ver essa experiência e se divertir um pouco? Se possível vá acompanhado, serve namorado, esposa, amigos e até mãe. Procure não comprar tudo em um só lugar e também não de uma vez. Por exemplo, ao invés de ir na seção de verduras e escolher uma caixinha de cogumelos já toda suada no supermercado perto da sua casa, pegue um sábado e vá até a Liberdade. Qualquer lugar lá vende vários tipos de cogumelo fresco e mais barato.
Quer comprar frutas e verduras? Vá à feira. Tem feira todo dia em todo canto. Se não dá durante a semana, vá no final de semana, nem que seja de 15 em 15 dias. E até dá para ir sem tomar café, mesmo que você não seja fã do tradicional pastel, hoje em dia encontra tapioca, bolinho disso e daquilo. Fora os inúmeros pedaços de fruta que os feirantes praticamente socam na sua boca no caminho pelos corredores barulhentos.
Agora, se você quer ovos, o lugar é outro. Vá ao Mercado Municipal de Santo Amaro. Lá perto do Largo 13. Você pode encontrar ovos caipira (de verdade, com a gema vermelinha!), orgânicos, os dois juntos, de pata, de codorna e não duvido que encontre de avestruz um dia desses. A banca fica lá no fundo do mercado, num cantinho.
Nesse mesmo local você também encontra queijos ótimos a um preço justo. Pertinho da banca de ovos, também na última rua do mercado, tem uma loja onde é possível encontrar um queijo tipo brie feito em Minas Gerais fantástico, sucesso absoluto. Produtos alemães lá também são comuns, e bons. Os comerciantes e fregueses são muito amigáveis. Todo mundo se conhece e se trata bem, é até assustador, visto que nossa sociedade não é da mais educada.
Se você acha Santo Amaro muito longe, tente o Mercado Municipal do seu bairro. Lá você também encontrará produtos frescos e mais em conta.
Para comprar temperos a dica é mesmo criar coragem, respirar fundo para enfrentar o trânsito e a multidão, e ir até o Mercadão Central. Lá tem o que eu chamo de “mundo dos temperos”, algumas bancas lotadas de saquinhos de ervas pendurados. Se você entra em uma delas, se sente em outro mundo e acha coisas de outro mundo mesmo.
Aproveite que está lá para comprar carnes. As bancas do Mercadão têm produtos realmente frescos e alguns exóticos. A mais famosa é a banca Porção, com atendimento simpático, apesar de apressado.
Já no supermercado tradicional, a dica é ir ao maior que você encontrar. Os corredores serão mais espaçosos e o desespero de ter gente travando o caminho será bem menor. Lá, procure se divertir. Na seção de macarrão, por exemplo, compre um mac&cheese industrializado, podrão mesmo, “só para provar”. Descubra, na sessão de bolachas, uma que vai ao freezer uma hora antes para virar uma coisa diferente, que não parece com nada a não ser uma bolacha gelada.
Veja a geladeira de congelados, você vai se surpreender com as coisas que eles conseguem congelar em escala. Fique longe das carnes e peixes, por favor. Mas dê uma olhadinha nos iogurtes, sempre vai ter um que te deixará com água na boca. Passe na seção de águas, compre uma com gás, diferente das demais e, claro, descubra a última novidade em termos de miojo, você verá que é igual as anteriores.
Serviço:
Na Liberdade:
Mercados das ruas Galvão Bueno e dos Estudantes
Algumas boas feiras:
-Rua. Cel. Oscar Porto – Paraíso (domingo)
-Pacaembu (sábado)
-Rua Carneiro da Cunha – Vila da Saúde (domingo)
Mercadão:
Rua da Cantareira, 306
Mercado Municipal de Santo Amaro:
Rua Padre José Anchieta, 577
Tel: 5687-2808
Nenhum comentário:
Postar um comentário