26.5.09

Não é nada complicado


Quando vi que não é nada complicado, comecei a cozinhar”. Uma amiga que resolveu morar na terra do Tio Sam recentemente percebeu que cozinhar a acalmava e que, sendo simples, ela poderia fazer com mais freqüência. 

Ela já passou de um simples guacamole a sopa de feijão e uma lentilha caprichada. Sua experiência pode servir de exemplo pra muita gente que morre de preguiça só de pensar em colocar os pés na cozinha. É fácil e muitas vezes rápido, pode apostar.

Pensando nisso, escolhi uma receita onde é possível você usar alguns atalhos para diminuir seu trabalho, a quantidade de louça suja na pia e o tempo em frente ao fogão. Tagliarini com molho de queijos e brócolis. Agrada tanto aqueles que gostam de uma refeição mais leve, quanto os adeptos das coisas com “sustância”. 

Atualmente é cada vez mais fácil encontrar nos supermercados ingredientes já picados, ralados e higienizados. Não hesite, isso não tirará qualquer mérito de seu jantar - não é a mesma coisa que comprar caldo de carne em cubinhos ou nuggets congelado.

Na receita abaixo, sugiro dois tipos de queijo, que você pode trocar por outros de sua preferência, que seja mais fácil e mais barato em sua região. Só atente para o fato de que ele precisa derreter com facilidade.

Para o brócolis o ideal é comprar o fresco e daquele tipo que vem em ramas. Caso você não esteja com paciência, ou tempo, para lavar devidamente, compre o congelado e corte-o em floretes de tamanhos parecidos, para cozinharem no mesmo tempo e ficarem bonitos no prato.

Espero que minha amiga sirva de inspiração para muitos e que ela continue se acalmando entre as panelas.

Tagliarini com molho de queijo e brócolis
(para 4 pessoas)

Ingredientes:

- 400g de tagliarini
- 150g de queijo parmesão ralado
- 150g de queijo tallegio
- 1 lata de creme de leite ou uma garrafa do fresco
- 350g de brócolis
- sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Cozinhar o tagliarini na água conforme instruções do pacote. No último minuto acrescentar o brócolis já lavado.

Enquanto cozinha o macarrão, coloque sobre a panela de água fervente outra panela com o creme de leite e os queijos. Mexa até derreter e formar um molho. Vá com paciência, eles vão derreter e formar uma coisa só. Prove e acrescente sal e pimenta se achar necessário.

Escorra a água do macarrão depois que ele cozinhar, mas reserve um pouco para afinar o molho, caso seja necessário. Misture massa e molho e depois coloque o brócolis por cima. 

Buon Appetito!