26.8.09

O centro de SP é lindo


O centro de São Paulo é lindo. A igreja da Sé à noite lembra belos e cuidados lugares europeus. Mas só se você olhar para cima. Nem tente observar a praça ou seus arredores.

Há algum tempo até houve uma tentativa de recuperação da região, mas com a mudança de poder na prefeitura, as coisas desandaram. Ainda existem focos de vida noturna por lá, como o Teatro Municipal, mas tente estender a noite em um restaurante legal ali ao lado. Vai tropeçar em algumas pedras.

É bom ver que existem pontos de resistência como o Largo do Arouche. Além da praça bonita, da banca de flores para enfeitar e dos restaurantes tradicionalíssimos (como o La Casserole, que está entre os melhores da cidade), há moradores. O local é habitado e não fica apenas a receber visitantes que passam logo e deixam a região ao léu.

O modelo poderia ser seguido em outros locais do centro velho e os microfones falantes das lojas populares que só funcionam de dia poderiam dar lugar a restaurantes, bares, cafés noturnos (a exemplo do que acontece durante o dia, especialmente na região da Bolsa de Valores). Com a região mais segura, limpa e habitável, os estabelecimentos tradicionais receberiam novos visinhos mudando a dinâmica do centro e deixando a cidade um pouco melhor para seus moradores.

A dica pra quem quer contribuir com a melhoria da região e aproveitar o clima do centro velho é o já citado La Casserole, com uma cozinha francesa esmerada e tradicional. Tem também o Café Girondino, outro ponto antigo do centro da cidade que fica aberto até mais tarde, de onde é possível observar o belíssimo Mosteiro São Bento. Lá você pode saborear pratos leves, como grelhados, ou bons lanches e porções.

Para aqueles que preferem um local mais simples, mas também com seu charme de tradição, existe o Ponto Chic, no Largo do Paissandu, próximo ao Teatro Municipal. Segundo eles, só lá se come o “verdadeiro Bauru”. Prove também a salada de cebola.

Isso sem falar do sexagenário Bar Brahma, tão conhecido por todos que dispensa comentários (a não ser o de que está com preços extremamente caros).

“Pratique” o centro! Ajude São Paulo a melhorar!

4 comentários:

Dani disse...

O centro realmente é lindo, oque estraga é a falta de segurança que temos. Visitei a apresentação de natal no Viaduto do Chá e no Teatro Municipal, maravilhosamente belo, e só estava policiada devido a época. Mercadão a noite tb é muito lindo, fui uma vez jantar em uma virada cultural. Mas somente nesses momentos de "eventos" é que a cidade se prepara para essas visitas. Do mais, todas as vezes que fui o sentimento que tive era de total insegurança. Prefeitura deveria ajudar mais, pois vontade de passear por lá eu tenho, a qq hora para prestar atenção em tudo que a arquitetura antiga nos permite.

Celia disse...

S.Paulo é realmente uma bonita cidade. Assim como vc, eu adoro PANELAS. Adorei seu blog. Bj

Um brasileiro disse...

oi. boa tarde! estive aqui. você tem toda razão. apareça por lá. abraços.

observadora de blogs anonima disse...

A primeira coisa que quero dizer é sobre a segurança do blog!
seu blog não deve incluir: reclamações sobre ele mesmo, palavriado de baixo calão ou videos pornograficos... tenho observado seu blog desde segunda-feira e não achei nenhuma das coisas da lista!
bom, você recebe meus parabéns por não ter publicado matérias assim e um beijo!
BLOG APROVADO!